Influenciadores digitais: qual o seu papel sob a lógica dos seus efeitos à sociedade? - Banco de redações


O papel dos influenciadores digitais

Enviada em: 01/05/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Com a ascensão da democratização do acesso (Ideia incompleta), a partir da quarta fase da revolução industrial, os influenciadores digitais surgem como uma nova forma de fazer marketing. Hoje, é perceptível a participação deles nas tomadas de decisões de seus seguidores. Nesse sentido, cabe debater sobre o papel do digital influencer, sob a lógica de atentar-se acerca dos efeitos desfavoráveis cometidos pelo seu uso irresponsável nos locais virtuais. (O tema deve ser contextualizado com mais clareza. Delimite a tese)

(Boa estratégia coesiva) A priori, é necessário refletir a respeito da função parcial existente nesse tipo de interação. Em virtude do caráter ideológico de cada influenciador, de maneira que, (Sem vírgula) interferem nas atitudes dos indivíduos (Ideia incompleta). Tristemente(Marca de subjetividade), algumas mensagens transmitidas, por ele, ferem com a dignidade humana do outro sem que haja responsabilidade social (Reelabore essa discussão). No ano vigente, por exemplo, a falta de bom senso da blogueira brasileira Gabriel Pugliesi ameaçou o alastramento da nova epidemia, ao expor medidas contrárias ao isolamento social, como uma grande festa, os quais manipularam os visualizadores a tomarem o comportamento idêntico (Essa discussão precisa ser reestruturada e desenvolvida com clareza). Mediante a isso, fica evidente não só o papel atuante na mentalidade dos seguidores de contas patrocinadas, como o poder de publicações equivocadas desses influenciadores comprometem o curso (Reveja a seleção lexical) da humanidade. (Reestruture as discussões. Evite uma abordagem superficial)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, vale ressaltar que o digital influencer encena também no palco da imagem (Desenvolva essa ideia com clareza). Isso porque, (Sem vírgula) boa parte das contas virtuais são apoiadas por marcas que lucram com o exibicionismo, isto é, conduzem uma exposição exacerbada de acontecimentos e estilos de vida, muitas vezes, fictícias. De maneira similar, na série estrangeira "Black Mirror", a vida das pessoas é voltada por número de curtidas e notas por meio do compartilhamento de fotos. Os perfis digitais com pontuação máxima possuem hábitos superficiais com o intuito de obter prestígio social e, muitos que os seguem, tentam repetir os mesmos costumes para ter sua imagem igualmente incluída na sociedade (Reestruture essa discussão. Melhore o encadeamento de ideias). Assim, pode-se pressupor que, nas redes sociais, os sujeitos se espelham na conduta individual dos influenciadores, que por sua vez, (Sem vírgula) contribuem para o aparecimento de uma estética padronizada. (Abordagem superficial do tema proposto)

Em suma, o digital influencer orienta seus seguidores em práticas coletivas e no seu modo de viver formando (Evite o gerundismo) opinião à medida que compartilha suas próprias experiências. Considerando (Evite o gerundismo) uma mudança nos valores comportamentais prejudiciais, o Governo Federal, juntamente com o Ministério da Ciência e Tecnologia, deverá criar a Lei ‘’Publicação Responsável’’ para os usuários virtuais das esferas municipais e estaduais do país (Esboço de proposta. Reestruture). Esse regulamento punirá os influenciadores que fizerem uso da rede social que gere transtornos à sociedade, através de um programa de algoritmo que fiscalize tais postagens, ministrada por profissionais da área da tecnologia de informação e da antropologia (Reestruture). Feito isso, portanto, a máxima de Dalai Lama ‘’a responsabilidade de todos é único caminho possível de alcançar a sobrevivência humana’’ se fará preeminente.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Dessa forma, sugiro que delimite um projeto de texto com a tese, os argumentos e a proposta de intervenção para que sejam abordados com clareza ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200