Em abril de 2009, (Sem vírgula) o mundo acabara de conhecer uma pandemia que deixaria milhares de mortos (Construção de outro tipo textual. Reformule), mas meses depois a ciência conseguiu sintetizar uma vacina, até que em agosto de 2010, a gripe suína, como ficou conhecida, tinha entrado em controle, já em 2020, uma outra pandemia se instala no mundo, tendo os primeiros casos na China, o COVID-19, se alastrou rapidamente pelo planeta, fazendo (Evite o gerundismo) países fecharem suas fronteiras, e também que muitas pessoas fiquem em suas casas, ocorrendo (Evite o gerundismo) o isolamento social para evitar as contaminações. (Discussões superficiais. Delimite as ideias de acordo com o tema e a estrutura do texto. Formule a tese)
A comunidade científica tem tido um grande papel durante esse período conturbado, informando (Evite o gerundismo) as pessoas os cuidados necessários,além da realização de estudos, para que, assim como em 2010, eles possam sintetizar uma vacina ou consigam trabalhar na produção de remédios, conquistando (Evite o gerundismo), por fim (Vírgula) o controle dessa devastadora pandemia. (Predominância de outro tipo textual. Reestruture as discussões. Evite uma argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Ademais a ciência sempre teve um papel importante na sociedade, muitas descobertas significativas para a humanidade deve-se aos estudos e pesquisas realizadas pela ciência, tais como, a invenção da lâmpada, criação de diversos remédios que hoje em dia são comuns e entre muitos outros. (Reveja como essas discussões se relacionam com o tema proposto, pois a abordagem está superficial)
Contudo, o Governo Federal precisa incentivar a formação de novos cientistas, abrindo (Evite o gerundismo) mais vagas nas universidades nas áreas da ciência (Vírgula) e também criar programas de educação para o descobrimento de jovens cientistas (Reveja a viabilidade dessa proposta), para que (Vírgula) desde pequeno, a criança que já nasce com pré disposição predisposição para essa área tenha um ensino voltado para a ciência, desenvolvendo (Evite o gerundismo) habilidades que não seriam possíveis com o ensino comum, e também no futuro, para que em pandemias como essa, (Sem vírgula) o nosso (Evite primeira pessoa) país e não somente ele (Melhore a construção de sentido), tenha profissionais necessários para o controle e o estudo desses acontecimentos.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema proposto. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |