É importante destacar (Vírgula) de início, que a ciência ainda é o refúgio que a sociedade tem quando enfrentamos (Evite ideia de primeira pessoa) um problema - como o caso dessa pandemia (Reestruture essa discussão). No Brasil, sucedeu-se um período que havia altos investimentos no conhecimento da ciência, mas não é o que ocorre agora. A comissão do SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) lista 23 ações estratégicas para reverter a situação, onde (Reveja pronomes relativos) almejam 2% do PIB (Produto Interno Bruto) no setor até 2022. (Não apresenta tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) É necessário pontuar que a ciência revolucionou a vida em sociedade nas mais variadas esferas, em especial a nossa (Evite ideia de primeira pessoa) saúde, riqueza e segurança, que é muito maior hoje para muito mais gente na Terra do que em qualquer outra época da história humana. (Reestruture e desenvolva discussões que estejam relacionadas ao tema proposto)
(Boa estratégia coesiva)De acordo com o filósofo suíço Rousseau, a vontade geral deve emanar de todos para ser aplicada a todos. (Ideias fragmentadas) O que não acontece com os países emergentes, de primeiro mundo e subdesenvolvidos. (Ideias fragmentadas) Que em meio a essa pandemia, (Sem vírgula) não se unem para tentar solucionar o problema do vírus (Abordagem superficial. Reformule)- por meio de altos investimentos, produção do genoma em laboratórios, entre outros (As discussões precisam ser abordadas com clareza). Assim, buscaríamos (Evite ideia de primeira pessoa) sempre minimizar a dor e maximizar a empatia. (Reestruture e delimite discussões que estejam relacionadas ao tema proposto)
(Bom uso de conectivos) Portanto, para que a realidade melhore, temos (Evite ideia de primeira pessoa) que ter em mente que a ciência não pode virar fator público, e que lutar contra o covid-19 não é partido, não é ideologia e sim solidariedade com o próximo (Reestruture essa discussão). Ademais, os governantes necessitam ser o exemplo, procurando (Evite o gerundismo) conscientizar a população para que as vidas possam ser preservadas. (Não apresenta proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com o tema proposto. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 570 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |