Combate ao coronavírus por meio da ciência - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 20/04/2020

Status:

Corrigida
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No filme” Eu sou a lenda” retrata a história de um cientista ,  (Sem vírgula) que (Vírgula) diante do caos em que se encontra o planeta, procura a cura de um vírus . (Essa discussão precisa estar melhor relacionada) Desta forma é notável a importância que a ciência tem ,tanto a humanas quanto as exatas (Desenvolva essa discussão com clareza),para o combate de uma doença. É preciso ressaltar que mesmo que haja um desenvolvimento nesta parte ,há muitos países que carecem destes privilégios e (Vírgula) sobretudo , deve-se destacar as ciências humanas como um solução.. (Uso inadequado da pontuação. Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

Convém ressaltar (Vírgula) de início , a trágica doença que afetou a Europa no século XIV , a peste negra , matando (Evite o gerundismo) um terço da população na época . Com isso pode-se fazer um paralelo com a pandemia do coronavírus, por ser transmissível. Todavia a ciência está restrita somente á a países desenvolvidos ,como Estados Unidos , Reino Unido e outros (Reelabore essa discussão) . Desta forma o progresso de uma vacina nestes países é bem mais agilidoso (Achismo),ajudando (Evite o gerundismo) as outras regioões menos desenvolvidos a combaterem a pandemia, porém colocando (Evite o gerundismo) estes dependentes ,pois não há investimentos e assim deixando-os (Evite o gerundismo) em situações precárias , alastrando (Evite o gerundismo) a doença. (Melhore o encadeamento de ideias. Reestruture as discussões, pois a argumentação está expositiva)

(Boa estratégia argumentativa) Ademais , as ciências humanas , como a filosofia , história, principalmente a psicologia , também têm uma grande importância nesta luta contra o vírus . Estas constituem as ferramentas necessárias para manter o equilíbrio na sociedade ,como a exemplo de ter o conhecimento sobre o passado a fim de não cometê-los no presente .Desta forma (Vírgula) com as muitas notícias acerca disto ,o caos mental das pessoas se alastra rapidamente , segundo o site de notícias New Lab é natural que haja transtornos de estresse , de ansiedade e outros sintomas decorrentes (Melhore a construção de sentido). Todavia, mesmo que seja algo normal de se acontecer (Evite esse tipo de construção), é necessário buscar ajuda para a situação não se tornar mais agravante , como citado anteriormente , na filosofia , sociologia , psicologia e outras . (Reestruture as discussões. Melhore a progressão de ideias)

Destarte , com os problemas abordados (Reelabore essa ideia) é de suma importância que haja uma atuação por parte do Governo Federal . (Ideias fragmentadas) A exemplo de fazerem maiores investimentos nas ciências não somente nas exatas , como também nas humanas , a fim de evitar uma Sociedade transtornada e caótica. Além disso , atuar em parceria com a mídia , como jornais televisivos , rádios ,e redes sociais para divulgarem informações positivas e fazerem programas para distraírem o público diante do caos (Esboço de proposta. Reformule) . Ademais é de suma relevância a união de países, com desenvolvimento científico maior,ajudarem os menores (Reelabore essa ideia) ao combate deste vírus , com intuito de encontrarem uma cura rapidamente e evitar de acontecer como na época da peste negra.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto estão abordadas de modo superficial. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200