Em Estado laico a ciência é a base. - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 20/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A importância da ciência se encontra no método, uma vez que o conhecimento produzido é testado, validado ou refutado e pode até mesmo ser superado. Para tanto, cientistas referenciam seus trabalhos a fim de que se ateste sua legitimidade e relevância. Nesse sentido, no contexto de pandemia do coronavírus, sociedade e governos devem se informar e investir em conhecimento científico, como base para suas ações (comportamentais e políticas). (Ideias fragmentadas) Pois renunciar à ciência hoje seria o mesmo que vivenciar as trevas, experiência passada no século XIV durante a peste bubônica, quando milhões de vidas foram ceifadas. (O tema está bem contextualizado, no entanto não apresenta a tese)

Assim, diante da crise causada pelo coronavírus as ciências humanas, exatas e biológicas hão de fornecer dados para construção de planos contingenciais. Da primeira se tem o contexto histórico e social, em segundo a probabilidade estatística, e a terceira proporciona a elucidação da relação fisiológica entre humanos e o vírus (Melhore a relação entre as discussões). E a partir dos instrumentos advindos da prática científica é que o estado de anomia (Essa discussão precisa ser articulada, pois se trata de um conhecimento técnico), que ameaça a coesão social, poderá ser superado. Essa noção foi criada por Durkheim ao conceituar solidariedade orgânica como característica de sociedades complexas. A solidariedade caracteriza a relação entre a sociedade e as instituições (Vírgula) e ressalta a importância da coesão para o funcionamento efetivo do todo. (Ideias fragmentadas) De tal modo que o caminho para o enfrentamento de instabilidades é o fortalecimento das instituições, por exemplo o estado, a ciência e a imprensa. (Discussões pertinentes, no entanto a argumentação está expositiva)

Portanto, se faz necessário o investimento financeiro e humano,(Sem vírgula) em ciência tanto para a basear ações de mitigação da crise como alcançar a criação da vacina (Melhore a construção dessa ideia). Sendo competência dos governos da União, estados e municípios o investimento financeiro e contratações (Melhore a construção dessa ideia). Além de contar com a imprensa para a publicização das informações que conscientizam a população. Logo, a solidariedade será mantida e a letalidade da epidemia que se agiganta será diminuída, pois, com tempo e esforço em pesquisa o vírus será vencido. (Apresenta um esboço de proposto. Reestruture)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto os argumentos precisam ser desenvolvidos, tendo em vista que a sua redação faz uma abordagem expositiva. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200