Não restam dúvidas (Evite esse tipo de construção), a ciência faz parte da humanidade há muitos anos (Reformule essa ideia). Na Grécia antiga (Vírgula) no século 4 a.C, por exemplo, Aristóteles, (Sem vírgula) costumava a observar a sua volta (Cuidado com a ambiguidade), esse método é utilizado até hoje (Reelabore essa discussão para que fique coerente). Sendo assim, a ciência evolui permitindo (Evite o gerundismo) avanços na saúde e tecnologia. (Reformule as discussões iniciais. Apresente a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, vale ressaltar os avanços na saúde. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e estática( IBGE) (Vírgula) a taxa de longitividade (Reveja a seleção lexical), em 1900 (Vírgula) era de até 34 anos (Vírgula) e nos dias de hoje é de 70 (Reveja essa informação). (Ideias fragmentadas) Como consequência dos estudos na medicina moderna, fazendo (Evite o gerundismo) prolongar a vida em uma forma melhor ao longo dos anos. (Abordagem superficial. Reveja como essa discussão se relaciona com o tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, a tecnologia é de suma importância (Reveja a viabilidade dessa discussão). Mundo existem distintos países e isso dificulta (Problema na construção de sentido) a comunicação, entretanto, (Sem vírgula) a tecnologia surgiu para facilitar este meio. Dessa maneira, pessoas de vários países podem compartilhar seus estudos com maior facilidade. (Não compreende a estrutura do texto)
De acordo com fatos mencionados, visto que faz parte da ciência, mas, para melhores condições, (Problemas na construção de sentido) o governo deveria (Reveja o tempo verbal) investir mais em profissionais e condições de trabalho, (Sem vírgula) para evoluir a ciência. (Reelabore e apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Sugiro que delimite as discussões por meio de um projeto de texto, de modo a evitar um possível tangenciamento e melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |