Após um período de 11 anos (Vírgula) desde a última crise de saúde, o mundo está novamente vivenciando uma pandemia, (Sem vírgula) causada pelo novo coronavírus. No Brasil,com o passar dos anos as universidades e institutos de pesquisa vêm sofrendo (Evite o gerundismo) com a redução de verbas. (Ideias fragmentadas) Fator que compromente pesquisadores da ciência e tecnologia.(Desenvolvimento superficial das discussões. Reestruture e formule a tese)
Dessa forma, quando surge uma grave doença como essa, a população necessita de profissionais capacitados para estudá-la, rastrear sua origem e depois combatê-la. (Ideias fragmentadas) Papel que não é e nem pode ser desempenhado (Evite esse tipo de construção) apenas por médicos ou enfermeiros. (Uso inadequado da pontuação) devido ao desempenho no trabalho de pesquisadores e cientisas que o Brasil conseguiu uma posição significativa no cenário internacional. (Predominância de outro tipo textual. Reestruture as discussões)
Diante disso, a sociedade brasilera não pode aceitar que essas áreas do conhecimento sejam desprezadas, e sim prezar pela manutenção dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade). (Ideias fragmentadas) Pois, (Sem vírgula) esses trabalhos auxiliam indiretamente a todos. (Reelabore e articule as discussões, pois a abordagem está superficial)
Portanto,não somente o governo,mas empresas privadas devem financial financiar e custear as pesquisas. (Ideias fragmentadas) E é preciso uma inovação nos campus, para que as estruturas sejam capazes de comportar a todos e o acesso à informação deve ser ampliado para que mais estudantes se interessem pela ciência e a tecnologia. (Não apresenta, necessariamente, uma proposta de intervenção. Reformule)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto e tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |