A ciência como combate ao coronavírus - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 20/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Uma pandemia é causada pela disseminação de uma nova doença a partir da evolução transmissora de uma endemia em dois ou mais continentes, feita de pessoa para pessoa. A ciência, então, é um fator importante ao combate de uma pandemia, principalmente do novo coronavírus, que vem causando (Evite o gerundismo) uma extrema mudança nos hábitos de pessoas de todo o mundo. Mas, a partir da singularidade humana, muitos banalizam a importância da ciência para a sociedade como um todo. “A vida sem ciência é uma espécie de morte”. (Melhore o encadeamento de ideias) A frase dita pelo filósofo ateniense Sócrates, apesar de antiga, condiz muito com a realidade atual. A partir de preceitos religiosos, pessoas de todo o mundo banalizam a ciência, (Sem vírgula) com o discurso do milagre divino. Porém, é claro e evidente (Evite esse tipo de construção), que é apenas a partir do desenvolvimento tecnológico da ciência que pode-se obter um diagnóstico e um tratamento mais eficiente para doenças pandêmicas. (As discussões precisam ser contextualizadas com clareza)

(Sem coesão com o parágrafo anterior) Além, claro, de vacinas para erradicação de tais doenças. Portanto, é de extrema importância saber os limites religiosos e saber valorizar o que tanto a ciências faz (Reelabore essa discussão. Cuidado com o tangenciamento). É importante salientar que, com o avanço científico, é possível a elaboração de teste mais rápidos e mais baratos. Pois, apesar do danos sociais, os danos econômicos ficam bastante evidentes. Logo, é possível gerar uma maior economia nos gastos com os testes. (Ideias fragmentadas) Podendo (Evite o gerundismo) reverter a verba economizada em setores mais prejudicados. E (Vírgula) assim, minimizar, concomitantemente, os danos sociais e econômicos. (Discussões que privilegiam apenas o aspecto expositivo)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a partir das ideias apresentadas, é de extrema importância a valorização e conscientização, por meio da sociedade, da ciência (Melhore a construção de sentido). Em especial, à ciência brasileira, que tanto sofre com o corte de gastos. (Reelabore essa discussão) Além do maior investimento do Governo Federal, juntamente com os Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em promover um maior investimento no desenvolvimento científico. (Ideias fragmentadas) Pois só assim será possível a evolução no combate da à doença e no melhor tratamento de pessoas contagiadas, evitando (Evite o gerundismo) um maior número de óbitos. (Proposta superficial. Reestruture)

Comentários do corretor


Reestruture as discussões, de modo a deixar evidente o seu ponto de vista acerca do tema. Evite uma argumentação expositiva. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200