Comportamentos e crenças contrários a ciência prejudicam o combate a pandemia de coronavírus - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 20/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Neste momento, o mundo vivência as consequências do surgimento de um novo tipo de pandemia, ou seja, que atinge um povo em vários países: o coronavírus (Melhore a construção de sentido). Diante desse cenário, é muito importante destacar o papel ciência para decifrar o código genético do vírus e desenvolver vacinas ou medicamentos para combatê-lo. Entretanto, a existência de desentendimento entre o poder público e a população contribui para o aumento na quantidade de casos e de óbitos no Brasil. (Boa. Apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a adoção de medidas de isolamento social e de higiene para combater a pandemia, baseadas em dados científicos. No entanto, o Presidente Bolsonaro destinou menos recursos para o investimento em pesquisa no ano passado, o qual contribuiu para a descontinuidade do desenvolvimento de medicamentos e vacinas (Reelabore essa discussão). Além disso, esse compartilhou informação falsa do Diretor da OMS sobre os efeitos negativos da quarentena para a economia, com o objetivo defender a crença de que o isolamento deverá ser apenas vertical, ou seja, que idosos e portadores de doenças crônicas deverão manter-se em casa (Reveja o recorte temático. Cuidado com o tangenciamento). Além disso, decidiu visitar o comércio de Brasília e tirar fotos com seus eleitores, ou seja, descumprindo (Evite o gerundismo) as recomendações dos pesquisadores. Portanto, essa atitude influencia no comportamento da população, expondo-as ao risco. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, o Governo Federal permitiu que os Estados e municípios estabelecessem medidas diferenciadas de restrição de circulação, ou seja, enquanto um município permite a abertura total do comércio, outros recomendam a abertura somente dos serviços essenciais como saúde, alimentação, combustíveis e segurança pública. Esse exemplo ocorre situações que ocorrem na região (Melhore a construção de sentido) metropolitana de Várzea Grande e Cuiabá-MT, no qual a primeira está menos restritiva que à a segunda. Por consequência, o número de confirmações e óbitos por COVID-19 continua aumentando (Evite o gerundismo)(Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Diante dos fatos expostos, é necessário que o Governo Federal aporte mais recursos para as instituições públicas (Vírgula) com a finalidade de desenvolver pesquisas relacionadas aos efeitos da pandemia na população e desenvolver vacinas para prevenir uma nova disseminação da doença (Proposta superficial. Precisa ser delimitada e mais detalhada). Além disso, as medidas de restrição social deverão ser aplicadas da mesma forma entre os três poderes governamentais, seguindo (Evite o gerundismo) as recomendações médicas, o que permitirá o retorno ás às atividades normais da sociedade.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser articuladas, afastando uma abordagem somente expositiva. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200