“Se você acha que educação e ciência são caros, experimente o custo da ignorância” segundo Derek Bok , ex-presidente da Universidade de Harvard (Melhore a construção dessa ideia). Aplicando (Evite o gerundismo)ao momento atual, vivido pela população brasileira, percebe-se a importância de valorizar a ciência para que a pandemia possa ser combatida de maneira efetiva. Desta forma é importante discutir sobre os efeitos negativos (Especifique-os) provocados pela redução dos investimentos na área da ciência. (Boa. Apresenta a tese)
É notório o processo de declínio sucessivo, na área da ciência, que vem ocorrendo , (Sem vírgula) desde o ano de 2014, decorrente do contingenciamento implementado por parte do governo acarretando (Evite o gerundismo) assim o sucateamento dos equipamentos e o abandono dos projetos de pesquisa científica. Instituições de ensino (Vírgula) como a Universidade de São Paulo (USP) , Universidade de Campinas(UNICAMP) e outras Universidades Estaduais brasileiras têm encontrado dificuldade, pela falta de verba do descrédito por parte do governo federal, na concretização dos projetos já iniciados. (Defesa do ponto de vista insuficiente. Evite uma argumentação expositiva)
Como decorrência destes efeitos negativos é possível identificar a evasão dos jovens pesquisadores das Universidades brasileiras para Universidades estrangeiras (Vírgula) a exemplo de Harvad (Vírgula) nos Estados Unidos (Vírgula) e para a Universidade de Sorbonne na França (Essa discussão não foi desenvolvida com clareza). Identifica-se também uma dificuldade maior em solucionar questões de saúde pública, já que a ciência necessita de tempo para criar vacinas que sejam eficazes no combate aos efeitos provocados pelas doenças. (Delimite e articule os argumentos. Reveja como as discussões apresentadas nesse parágrafo se relacionam com o tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, faz-se necessário a atuação conjunta, (Sem vírgula) por parte do governo (Vírgula) representado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e do setor privado projetando (Evite o gerundismo) investimento financeiro e prestigiando (Evite o gerundismo) nossas (Evite ideia de primeira pessoa) instituições e nossos (Evite ideia de primeira pessoa) pesquisadores brasileiros. Vale ressaltar que o apoio e a conscientização da sociedade brasileira de que um país soberano precisa de instituições de pesquisa fortes e valorizadas impulsiona o meio ciêntifico e os governos a trabalhar e acreditar cada vez mais no sucesso do trabalho em conjunto. (Melhore a construção de sentido)
Comentários do corretor
Delimite e articule mais as discussões, de modo a evitar uma abordagem superficial do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |