Pandemia do século contemporâneo - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 20/04/2020

Status:

Corrigida
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*Coronavírus: a importância da ciência para combater uma pandemia* (Observe que há o espaço destinado ao título)
Tão antiga quanto a existência dos seres humanos, a ciência é todo conhecimento adquirido por pesquisas baseados em leis e métodos experimentais. (Ideias fragmentadas) Bem como, (Sem vírgula) é inquestionável a sua (Cuidado com a ambiguidade) importância para a sociedade, já que possibilita avanços em todos os âmbitos sociais (Especifique-os). Atualmente, o mundo está de frente a uma pandemia (Melhore a construção dessa ideia) denominada por coronavírus ou Covid-19, este pode se tornar um caos para a população caso as medidas essenciais não forem tomadas (Problemas na construção de sentido). Com efeito, a falta de desenvolvimento na área da saúde (Vírgula) assim como a propagação de notícias falsas, são extremamente prejudiciais ao combate da pandemia. (Delimite as discussões iniciais e desenvolva com clareza)

No século XV, Johannes Gutenberg deu início a imprensa e foi por meio dela que a circulação de notícias estão cada vez mais rápidas (Cuidado com o tangenciamento). Entretanto, as notícias falsas (Vírgula) ou também as chamadas "fake news" (Vírgula) estão ganhando (Evite o gerundismo) espaço nas mídias e redes sociais. Contudo, em meio a uma pandemia, devemos (Evite ideia de primeira pessoa) evitar a sua (Cuidado com a ambiguidade) propagação, uma vez que ela dificulta a divulgação de informações corretas pelas autoridades. (As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com o tema proposto. Evite uma argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a falta de desenvolvimento na área da saúde também é um fator preocupante. No século XX, por exemplo, a pandemia de gripe espanhola gerou um número de mortes extremamente altos, devido à falta de vacinas, medicamentos e sistemas públicos de saúde (Melhore a construção dessa ideia). Hoje em dia, temos (Evite ideia de primeira pessoa) tecnologia o bastante para evitar esses problemas (Discussão desenvolvida de modo superficial), porém ainda há lugares que necessitam de desenvolvimento nesses requisitos. Ora, a ausência deles, aumenta a disseminação do vírus e consequentemente, o número de óbitos. (Problemas na construção de sentido)

(Bom uso de conectivos) Portanto, para que a ciência exerça seu papel é necessário a cooperação do poder público e dos indivíduos. Para isso, a população deve ficar mais atentas as informações divulgadas (Vírgula) assim como as escolas podem aguçar no senso crítico dos alunos, através de exercícios diários, para que seja fortalecido seus pensamentos críticos (Reestruture e desenvolva com mais viabilidade). (Ideias fragmentadas) E o poder público (Vírgula) aliado ao governo, deve investir em maneiras preventivas ao vírus (Precisa estar mais detalhado), juntamente ao desenvolvimento de laboratórios, para que a realização de pesquisas e tratamentos sejam feitas com eficiência.

Comentários do corretor


É preciso elaborar um projeto de texto para delimitar as discussões que serão desenvolvidas ao longo da redação. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200