A Ciência Como Solução - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 20/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O surgimento de pandemias sempre esteve presentes nos eventos mundiais tais qual a peste bubônica (Vírgula) que assolou a Europa medieval. Nesse prisma, enfermidades que se alastram não ficaram no passado, uma vez que elas surgem mesmo na era contemporânea sob a forma da covid-19 e encontra na ciência uma esperança de cura (Melhore a construção dessa ideia). Logo, como a metodologia científica possibilita a descoberta de formas de imunização, além de poder frear a infecção, o uso desse método contra a nova doença urge adesão. (Apresente a tese com clareza. Boa contextualização do tema proposto)

Mormente (Evite expressões clichês), as pesquisas científicas são capazes de achar meios de evitar o contágio (Essa discussão precisa ser desenvolvida com clareza). Nesse contexto, evidencia-se o caso da varíola, uma virose com alta virulência que foi, conforme a Organização Mundial da Saúde, oficialmente extinta graças às descobertas da vacina contra essa enfermidade. Dessa forma, vê-se que o bom uso da ciência pode incapacitar futuras infecções de coronavírus em virtude dos resultados de novas vacinas. (As discussões e argumentos são pertinentes ao tema. No entanto, senti falta de uma progressão de ideias)

(Boa estratégia coesica) Outrossim, o uso de informações de surtos anteriores tem potencial de mitigar a frequência de infecção (Reelabore essa ideia para que fique mais evidente). Assim, bem como apresenta o “Jornal da USP”, cientistas usam a ciência de dados para monitorar a evolução da covid-19 e traçar melhores estratégias para evitar a disseminação em massa em municípios. Portanto, fica claro que os estudos científicos aplicados à pandemia do novo coronavírus viabilizam decisões precisas e rápidas a cada região. (Boas discussões, no entanto é preciso melhorar o encadeamento das ideias)

(Boa estrtégia coesiva) Destarte, a fim de usar a ciência para combater a pandemia de Sars-Cov-2, exigem-se ações. Nesse sentido, é mister (Evite construções clichês), por parte da Organização das Nações Unidas, por meio de conferências internacionais, (Melhore o encadeamento das discussões) a promoção de programas de cooperação científica contra o surto da nova doença ao incitar o compartilhamento de dados técnicos sobre o vírus (Reveja a viabilidade dessa proposta). Ademais, deve-se propor aos países membros a efetivação desse projeto, (Sem vírgula) no que tange à comunidade de cientistas, para que seja facilitada a criação de vacinas e melhorada as tomadas de decisões (Reelabore e desenvolva a proposta com mais clareza). Com isso, a enfermidade deverá ser abrandada, já que serão criadas formas de imunização, bem como diminuirá a frequência de infecção devido ao melhor monitoramento da moléstia.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema. Faltou uma discussão mais "profunda" das ideias apresentadas, além de uma proposta de intervenção viável para o que foi discutido ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200