Nem pandemia "global", nem isolamento "social" - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 20/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O que acabou viralizando (Evite o gerundismo) junto ao novo coronavírus foram expressões como "pandemia global", colocando (Evite o gerundismo) "pandemia" como sinônimo absoluto de epidemia, e "isolamento social", (Sem vírgula) como se se tratasse de um vírus social (Evite esse tipo de construção), expressões estas que mostram o quão distante estamos (Evite ideia de primeira pessoa) da verdadeira ciência. (Não discute o tema diretamente. Reestruture as discussões iniciais. Formule a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Quem não sabe exatamente o que significa "pandemia", uma epidemia praticamente mundial (Evite esse tipo de construção), acha normal a expressão "pandemia global", sem perceber a redundância (Evite esse tipo de construção. Reelabore essa ideia). Já "isolamento social", expressão desaconselhada pela Organização Mundial da Saúde - que deveria ser substituída por "isolamento/distanciamento físico", segundo a OMS -, continua a ser utilizada até mesmo por jornalistas. (Cuidado com o tangenciamento. Reestruture as discussões de acordo com o tema proposto)

O isolamento social, que pode levar até mesmo a transtornos psiquiátricos, não é o recomendado pela ciência, e sim o "isolamento/distanciamento físico". O isolamento físico não impede que nos socializemos (Evite ideia de primeira pessoa), existem telefones, computadores; (Uso equivocado da pontuação. Melhore a construção de sentido) o distanciamento físico não impede que conversemos (Evite ideia de primeira pessoa), que nos cumprimentemos (Evite ideia de primeira pessoa): apertos de mãos não são o único jeito de cumprimentar.(Não compreendeu a proposta do tema)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) É momento de o mundo se unir, mesmo "isolado", confiar na ciência e deixar o achismo de lado, seguir as recomendações científicas e viver de um modo diferente, com muito mais uso de água e sabão e álcool gel (Vírgula) e de máscaras cirúrgicas, até que tudo volte à normalidade. (Não apresenta a proposta de intervenção. Reestruture)

Comentários do corretor


As discussões não foram desenvolvidas de acordo com o tema proposto. Elabore um projeto de texto. Leia com atenção o tema e os textos motivadores. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200