Coronavírus: a esperança da solução pela ciência - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 20/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É consenso que nos últimos dias tem-se noticiado com muita frequência os efeitos do coronavírus em todas as partes do mundo (Contextualize o tema com mais clareza, mais detalhes). Diante de tudo isso, é considerável destacar a ciência como um instrumento importante, pois possibilita o desenvolvimento de vacinas e descoberta de tratamento (Boa. Elabora a tese).

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Sabe-se que as vacinas protegem o organismo da invasão por de bactérias e vírus responsáveis pelas doenças infecciosas. Especialistas do mundo todo estão trabalhando (Evite o gerundismo) para encontrar uma vacina eficaz, e a esperança é de que a ciência possa ser a solução para combater esse vírus. (Texto expositivo. Não retoma a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) O Governo Federal, (Sem vírgula) precisa investir mais na ciência (A proposta precisa ser mais articulada), já que é uma aliada não só em momentos de crises (Vírgula) como em todas as situações (Desenvolva a discussão com clareza). Podemos (Evite a ideia de primeira pessoa) usar na educação dos alunos cientistas para que eles possam ter mais aulas práticas, e não apenas teóricas (Reveja a viabilidade). É considerável investir em aparelhos respiratórios, pois vimos (Evite ideia de primeira pessoa) o quanto precisamos (Evite ideia de primeira pessoa) para agir contra o novo coronavírus.

Comentários do corretor


As discussões acerca do tema precisam ser mais articuladas, pois a argumentação está superficial e limitada. Elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200