No século XIX, (Sem vírgula) houve o avanço da tecnologia e da ciência fazendo (Evite o gerundismo) com que o século em questão passasse a ser conhecido com a "Bela Época". Desde então, a ciência é explorada como meio principal para combater doenças que ocasionam surto, pandemia e epidemia. Logicamente, no século XXI, a ciência está sendo acionada para combater o coronavírus e, assim, as mazelas provocadas pela enfermidade sejam extintas. (Melhore o encadeamento das ideias. Desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto. Formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Neste Contexto, laboratórios de todo o mundo buscam à profilaxia (Desenvolva a discussão com clareza) para o combate ao Covid dezenove.Um exemplo é o centro de pesquisa brasileiro, o Butantã (Vírgula) que está estudando (Evite o gerundismo) uma forma de produzir vacina através da amostra de sangue de pessoas que foram infectadas e curadas da enfermidade em questão. (Melhore o encadeamento de ideias) Caso os cientistas brasileiros consigam concluir a vacina, será uma vitória para a saúde a nível mundial. (Observe a predominância de outro tipo textual. Delimite e articule mais as ideias, pois a argumentação está expositiva)
(Melhore a coesão com o parágrafo anterior) Infelizmente, a moléstia tem provocado mudanças negativas nas nações (Evite esse tipo de construção). (Ideias fragmentadas) Desempregos, falências de empresas, morte e depressão são exemplos. De acordo com a reportagem do canal de televisão estadunidense Fox News, em abril de dois mil e vinte, (Sem vírgula) houve um aumento de consumo de anti-depressivos antidepressivos na sociedade norte-americana. (Ideias fragmentadas) Devido a esses males, os Estados dos países se preocupam com essas mudanças repentinas e maléficas. (Argumentação expositiva. Reelabore e desenvolva de acordo com o tema e a estrutura do texto)
(Bom uso de conectivos) Portanto, é necessário combater o coronavírus através da ciência para não causar mais prejuízos ao mundo. Para isso, é importante que o governo (Vírgula) por meio de verbas públicas (Vírgula) invistam em instituições científicas a fim de se chegar a cura ou a um tratamento mais eficaz (Reveja a viabilidade da proposta e desenvolva de modo mais detalhado). Sendo assim, a fim de trazer a saúde e bem-estar dos povos e que volte à normalidade.
Comentários do corretor
Senti falta de um projeto de texto relacionado ao tema proposto. Delimite as discussões, elabore a tese, os argumentos e a proposta de intervenção. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |