A serie the hot zone (Reescreva e coloque entre aspas) apresenta um surto de ebola, doença respiratória assim como coronavírus, que assola o território estadunidense em 1979. Nesse contexto, uma equipe de cientistas capacitados entra em intermédio (Desenvolva com clareza) para combater a doença antes mesmo que se alastre, pela eficácia da equipe é obtido êxito (Predominância de outro tipo textual). Portanto, a importância da ciência se faz presente para combater doenças epidêmicas, principalmente por meio de equipes preparadas e a posto (Reformule). Entretanto, indubitavelmente a relevância da ciência no Brasil é subestimada, o a qual ocorre, (Sem vírgula) devido não só falta de investimento financeiro atribuído ao governo, mas também pela falta de informação por parte da sociedade (Excelente. Apresenta a tese).
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, evidencia-se por parte do governo uma ausência de políticas públicas suficientemente efetivas para apoiar a ciência no país (Boa. Retoma a tese). Essa lógica é comprovada pelo corte orçamentário de 42% na ciência e tecnologia em 2019 (Vírgula) que contraria a importância de ações políticas que fortaleçam a rede de pesquisa, desenvolvimento e produção de vacinas e o funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde) no combate à pandemias, assim comprovado em 2009 (Vírgula) com a influenza A H1N1 (Melhore o encadeamento das ideias). Dessa forma, o contingenciamento de recursos para a produção científica é mais uma evidência de um governo relapso para com as necessidades da sociedade. (Delimite e articule os argumentos. Evite uma argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outra dificuldade enfrentada é falta de informação por parte da sociedade (Boa. Retoma a tese). Para o sociólogo Emilé Durkheim (Vírgula) o indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende. Diante de tal contexto, é evidente que a sociedade atual não está ciente das lacunas presentes (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação. Reformule essa discussão) quando se trata de combater doenças de alta escala (Vírgula) tal qual o coronavírus, e como isso é um impasse para uma rápida solução do problema. Devido a isso providências não podem ser tomadas até o que o corpo social se informe e possa tomar atitude para mudar tal situação. (Melhore o encadeamento das discussões. Evite uma argumentação baseada no achismo e na exposição)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para a ciência deixar de ser subestimada e passar a ser devidamente valorizada, (Sem vírgula) medidas precisam ser tomadas. Sendo assim (Bom uso de conectivos), é preciso investimento na ciência por parte do governo através do financiamento de pesquisas, além de revogar os contingenciamentos regulares, possibilitando (Evite o gerundismo), assim, o avanço dos estudos científicos (A proposta precisa ser reestruturada para melhorar a ideia de viabilidade). Também cabe a mídia esclarecer a relevância da ciência por meio de matérias de fácil compreensão (Reelabore) para que assim a sociedade possa enfim se manifestar em prol de um sistema melhor.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto o desenvolvimento está limitado. Percebe-se que você tem conhecimento do tipo textual, no entanto precisa exercitar os problemas isolados (demarcados na correção) para melhorar a qualidade da sua redação. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |