A manutenção das tecnologias nacionais para salvar vidas. - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 20/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em um mundo integrado, como o nosso (Evite a ideia de primeira pessoa), a circulação de pessoas saudáveis ou não, (Sem vírgula) é inevitável. Mas a necessidade dos países de vigiar quem permeia por tal (Desenvolva a ideia com clareza) deve ser contínua, para impedimento de possíveis ameaças. (Não discute o tema proposto. Contextualize o tema e apresente a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) São muitas as semelhança nos filmes de ficção cientifica, como Guerra Mundial Z, com a realidade do mundo atual. Negações dos fatos científicos e o compartilhamento retardado de informações é evidente (Melhore o encadeamento de ideias), ao longo dos últimos anos, doenças altamente contagiosas alastram o globo terrestre, como exemplo: Ebola; H1N1; Covid-19. (O texto apresenta uma argumentação expositiva, além de não discutir diretamente o tema proposto)

No Brasil, nos últimos anos, a política de avanços na área da saúde e educação são escassas, perdendo, a cada ano, espaço para propostas retrógados (Especifique-as), ajudando (Evite o gerundismo) a alavancar o sucateamento das instituições. Enquanto isso, outros países subdesenvolvidos impulsionam o fundamental ao avançado (Desenvolva essa ideia com clareza), por conseguinte a ampliação do desenvolvimento da ciência nacional se torna exemplo mundial, como a Índia que possui a maior rede de remédios genéricos do mundo. (Não discute o tema proposto. Argumentação expositiva)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Observando (Evite o gerundismo) a realidade de cada país, em meio a uma crise, se percebe diversos aspectos que são determinantes para o diagnóstico de erros e falhas  (Redundância) cometidas na prevenção de desastres, sejam elas políticas ou sociais, mas a conscientização em manter tecnologias de vigilância, saúde e educação nacional para a prevenção de catástrofes deve ser mútua e implantada, (Sem vírgula) na finalidade de prevenir a vida humana. (Apresenta apenas um esboço de proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Sugiro que exercite e identifique as dificuldades que você apresenta para desenvolver a redação. Reescrever o texto, praticar com novos temas são exemplos de melhorar a qualidade do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200