É indiscutível que o coronavírus atingiu praticamente todos os países do globo, levando (Evite o gerundismo) muitos pesquisadores a uma força tarefa para desenvolver uma vacina eficiente. O filósofo francês Auguste Comte já dizia que a ciência pode ser usada para construir um mundo melhor, fato esse que se comprova em um momento de pandemia, no qual a ciência mostra a sua importância. (Faltou contextualizar o tema com mais clareza e apresentar uma tese mais explícita)
O planeta já passou por algumas pandemias anteriormente, umas maiores que outras, mas todas fazendo (Evite o gerundismo) milhares de vítimas nos diversos continentes. A maior delas foi, possivelmente, a da Gripe Espanhola (1918-1920)(Vírgula) e a última, a Gripe Suína (2009). Comparando-se o número de mortes dessas duas pandemias, ambas causadas pelo influenzavírus H1N1, é possível perceber que o caso do século XX foi muito mais letal (Predominância de outro tipo textual). Considerando (Evite o gerundismo) os avanços científicos ocorridos entre uma e outra, pode-se ver que a ciência possibilitou um certo controle sobre o surto, além da produção de vacinas e medicamentos para a doença. (Os argumentos precisam ser mais articulados. Evite um texto expositivo)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Vale ressaltar, também, que o artigo 218 da Constituição Federal de 1988 estabelece que o Estado é responsável por promover e incentivar o desenvolvimento científico, a pesquisa e inovação. Sabe-se que as universidades públicas são as maiores produtoras de conhecimento científico no país, porém a falta de investimentos nessa área torna a situação das mesmas (Use quando houver ideia de igualdade), precária, dificultando (Evite o gerundismo) o andamento de pesquisas que poderiam vir a fazer grandes contribuições em momentos de pandemia. (Abordagem superficial do tema proposto)
Em vista dos fatos apresentados, vê-se que a ciência faz um papel importante no combate à doenças, inclusive as que venham a infectar milhares de pessoas ao redor do mundo. Para garantir o cumprimento de tal papel, torna-se essencial a intervenção do Governo, em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, destinando (Evite o gerundismo) maiores investimentos às universidades públicas brasileiras, com foco especial no desenvolvimento de pesquisas (Desenvolva a proposta de intervenção com mais clareza. A viabilidade da proposta é sempre uma pergunta a ser feita durante a elaboração). Além disso (Bom uso de conectivo), a escola tem o dever de, desde o início da vida acadêmica dos estudantes, incentivar a formação de futuros cientistas e pesquisadores (Cite como isso pode ser feito). Dessa forma, será possível que a ciência ajude na construção de um mundo melhor.
Comentários do corretor
Senti falta de um projeto de texto que delimitasse a tese e os argumentos ao longo do desenvolvimento. Por isso, quando for produzir as redações, é preciso focar nas dificuldades para que você melhore. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |