A pandemia da COVID19 no Brasil: a divisão das opiniões frente aos argumentos científicos - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 10/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Com um caso confirmado do novo coranvírus no Brasil, o país entra em crise (Evite esse tipo de construção). O Ministério da Saúde, governadores e o presidente da república, Jair Bolsonaro, lutam para combater a pandemia e a crise econômica que o Brasil enfrenta atualmente. (Melhore o encadeamento das discussões) Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias (Melhore a construção de sentido). O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China, ainda não existe cura para os infectados, apenas isolamento social. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule as discussões iniciais e apresente a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Antes de tudo, precisamos (Evite ideia de primeira pessoa) conhecer esse vírus e seus sintomas para estarmos (Evite o uso de primeira pessoa) preparados caso alguém se infectar. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) o novo coronavírus, também chamado de COVID19, a principal forma de transmissão é pelo contato físico, tosse ou espirro, que ocorre pelo ar, com alguém infectado (Problemas na construção de sentido. Evite períodos longos). Após o contágio, os sintomas são: tosse; febre alta; nariz escorrendo e dificuldade para respirar em casos mais grave. (Evite esse tipo de construção) O primeiro caso no Brasil foi confirmado em 22 de fevereiro, em São Paulo, um homem (Vírgula) de 61 anos, se infectou voltando (Evite o gerundismo) de uma viagem da Itália, ficou internado no Hospital Israelita Albert Einstein. (Não compreende a estrutura do texto)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Em resposta, o governador João Doria (PSDB) (Vírgula) com o apoio do Ministério da Saúde, determinou quarentena, evitando (Evite o gerundismo) aglomerações e possíveis propagação do vírus, mantendo (Evite o gerundismo) aberto apenas estabelecimentos essências como mercados, açougues, farmácias e entre outros. O presidente da república, Jair Bolsonaro, em seu (Evite ambiguidade) pronunciamento (Vírgula) declarou ser contra a quarentena, de acordo com sua fala, o presidente apontou a necessidade de o país voltar a normalidade e que permanecer em casa afeta a economia do país e a vida financeira da população. (Não compreende a estrutura do texto)

Em virtude dos fatos mencionados, cabe ao Ministério da Saúde atuar no SUS (Desenvolva a sigla), melhorando (Evite o gerundismo) a infraestrutura dos hospitais, mais equipamentos, principalmente aparelhos respiratórios para as pessoas que contraírem a COVID19, é importante também, (Sem vírgula) os cidadãos respeitarem as medidas de segurança da OMS, como lavar as mãos frequentemente, ao espirrar ou tossir colocar o cotovelo na boca, e assim por diante. Destarte, veremos (Evite ideia de primeira pessoa) mudanças em curto prazo. (Apresente a proposta de intervenção de modo mais detalhado)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem expositiva. Delimite e articule os argumentos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200