No que se concerne a importância da ciência para a sociedade, quando trata-se do coronavírus, não é a primeira vez que acontece uma pandemia (Desenvolva as discussões com mais clareza. Contextualize o tema). A a sociedade não está preparada para a doença (Reveja a tese, pois ela precisa se relacionar diretamente com o tema), (Sem vírgula) por afetar a economia, a saúde pública e o cotidiano do ser humano.
Em 1918, surge uma pandemia chamada de gripe espanhola (Reelabore essa construção), (Uso inadequado da pontuação) De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 50% da população foi contaminada, existiam poucos medicamentos e vacinas antivirais (Vírgula) que agora podem ajudar a conter sua propagação e promover uma recuperação mais rápida dos doentes. O passado remete ao presente, (Sem vírgula) quando se trata de pandemia, (Uso inadequado da pontuação) De forma indireta, a gripe espanhola contribuiu para o surgimento (Vírgula) em 1930 (Vírgula) dos ministério dos negócios (Vírgula) da saúde e da educação pública quanto a do sistema único de saúde, em 1988. (Problemas na construção de sentido. Reformule as ideias e apresente os argumentos que se relacionem com o tema proposto)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) O ano é 2020 (Evite esse tipo de construção), e devido ao cortes de verbas na ciência, segundo mandato da presidente Dilma Rouseff, seguiram na gestão de Michel Temer e se acentuaram com Jair Bolsonaro, travaram o andamento do processo (Problemas na construção de sentido).""com 5 milhões de reais, seriamos capazes de realizar os testes em humanos,mas está tudo parado por falta de verba.""afirma, (Reveja a estrutura dessa discussão. Melhore a construção da discussão) o bioquímico Paulo Ivo Homem de Bittencourt Junior, professor na Universidade Federal do Rio Grande Do Sul. (Não compreende a estrutura do texto)
Em suma, o governo deverá liberar verbas na ciência, para que os estudos possam ser realizadas, e para que busquem a cura com maior facilidade. Além da ciência, liberar verbas na educação é importante para a sociedade como todo, assim todos ficaram ficarão cientes de que a doença não é brincadeira. (As discussões precisam ser reestruturadas)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Exercite a sua escrita, principalmente os problemas apontados na correção.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |