A questão da epidemia no Brasil surgiu na China (Desenvolva essa ideia com clareza), onde esse vírus respiratório (Especifique-o) começou a contaminar pessoas e ao longo desse tempo, infectou todos os países do mundo (Desenvolva a discussão com clareza). Há muito tempo, em 1918 (Vírgula) surgiu uma gripe espanhola que teve várias mortes e pessoas infectadas pelo mesmo vírus respiratório (Problemas para desenvolver a discussão).Os médicos e cientistas acreditavam que essa doença seria erradicada. (Observe a predominância de outro tipo textual. Reelabore as discussões e apresente a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) A música "O dia em que a terra parou", do cantor Raul Seixas (Vírgula) trata-se do que está sendo vivido hoje no Brasil, onde (Reveja pronomes relativos) a sociedade deve ficar em quarentena (Relacione as discussões com mais clareza), isoladas em suas (Cuidado com a ambiguidade) casas pelo fato dessa doença ser contagiosa e transmitir pelo toque ou pelo contato de gotícolas que saem na boca. (Texto expositivo)
Para voltar a ter um país, (Sem vírgula) onde pessoas poderam poderão sair de suas (Cuidado com a ambiguidade) casas para trabalhar sem temer, os cientistas devem tomar medidas como persistir em suas pesquisas (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as discussões). Ao analisar essas pesquisas devem saber como e aonde onde surgiu esse vírus, e encontrar anti-corpos anticorpos que resistam a doença. (Ideias fragmentadas) Fazendo (Evite o gerundismo) assim poderam poderão descobrir não só o combate desse vírus, mas de outros que eles acreditam que não tenham cura. (Problemas na construção de sentido. Reformule e apresente os argumentos)
Enfim (Reveja elementos coesivos) se analisar profundamente o Ministério da Saúde poderia (Reveja o tempo verbal. Melhore a construção de sentido) se unir ainda mais com o governo, exigindo (Evite o gerundismo) fiscalizações e saneamento básico para todas as cidades (Reveja a viabilidade da proposta) assim teriam (Reveja o tempo verbal) um controle de como monitorar o virus e diminuir a contaminação.
Comentários do corretor
Senti que você possui dificuldade com a estrutura do texto. Reveja a composição. Apresente argumentos para sustentar a sua tese. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |