A obra cinematográfica “ Eu sou a lenda” (Vírgula) do gênero ficção científica, (Melhore o encadeamento de ideias) o personagem principal Robert Neville é relacionado pela descoberta de uma epidemia que pode se transforma em uma pandemia, o cientista Robert corre contra o tempo para combater o vírus (Vírgula) e graça aos estudos em ciência a cura é encontrada (Problema na contextualização. Observe a predominância de outro tipo textual). Embora seja uma obra ficcional, o filme apresenta traços que se parece ao atual contexto brasileiro, pois, o Brasil já enfrentou vírus como A H1N1, Dengue, Zika e atualmente (Vírgula) em 2020 (Vírgula) o coronavírus. Nesse sentido, a falta de pesquisa científicas e a ausência educacional contribui para problemática (Excelente. Apresenta a tese).
Em princípio, cabe analisar o papel da ciência na guerra da pandemia, (Uso inadequado da pontuação) Conforme surgiu o primeiro caso no Brasil, o instituto Aldofo Lutz (Vírgula) da Universidade de São Paulo (Vírgula) em conjunto com a Universidade de Oxford, os pesquisadores tiveram a capacidade de compreender como o vírus se muta (Vírgula) o que facilitou a busca por uma vacina isso tudo em apenas 48 horas (Predominância de outro tipo textual. Melhore o encadeamento das discussões). Nesse contexto, é importante aumentar os número de pesquisa no país, para que os cientistas consigam dar respostas para o combater de qualquer ameaça invisível. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a influência da tecnologia para o avanço educacional nas universidades públicas de pesquisa se faz necessária para os pesquisadores, ao trazer equipamentos avançados tecnologicamente melhor para que as buscas tenham resultado (Desenvolva essa discussão com clareza). Conforme a geógrafa Mait Bertollo, a busca para disseminar a pandemia do coronavírus está em andamento, apesar de não estar recebendo mais verba para a produção científicar.Nesse sentido, a conexão entre Governo Federal, Estado e municípios precisa seguir a mesma linha oferecendo (Evite o gerundismo) mais recursos para busca de pesquisas. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário a atuação do Ministério da Economia (Vírgula) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) (Vírgula) para desenvolver o projeto “ auxílio ciência” onde (Reveja pronomes relativos) pesquisadores teriam que apresentar projetos de pesquisas que tenham alcance nacional, tendo assim direito de receber dinheiro para seus estudos científicos a favor da população (Esboço de proposta. Delimite e veja a viabilidade). Além disso (Bom uso de conectivo), o MEC precisa criar o “ Futuro ciência”, onde (Reveja pronomes relativos) laboratórios de estudo científico parceiro contribua com estágio para esse jovens estudantes de doenças virais, essas vagas deveram deverão ser disputadas atrás vez atravez de provas na instituição (Reestruture a viabilidade da proposta). Dessa forma, diferente do filme “Eu sou a lenda” teremos (Evite ideia de primeira pessoa) mais cientistas preparados para lutar contra a pandemia.
Comentários do corretor
Os argumentos apresentados no desenvolvimento precisam ser mais articulados para sustentar a sua tese. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |