Corona vírus: a importância da ciência para a sociedade - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 10/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Sabemos (Evite ideia de primeria pessoa) que o corona vírus coronavírus é uma pandemia, e que ele transmite uma doença chamada covid-19 possui vários sintomas são eles febre, tosse e falta de ar; e ela pode trazer várias complicações são elas pneumonia, SDRA, choque céptico e a morte. (Problemas na construção de sentido. Reformule as discussões iniciais e apresente a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Nesse sentido, a ciência é muito importante, pois em tempos de transmissibilidades virais, (Sem vírgula) são os cientistas (pesquisadores) que fazem pesquisas em busca de uma vacina, (Uso inadequado de pontuação) No Brasil, a ciência não é muito valorizada, por isso não vemos (Evite ideia de primeira pessoa) tantos profissionais da área, e os que existem não têm o reconhecimento que é devido. (Discussão superficial. Argumentos expositivos)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) É a ciência que nos momentos de surtos, epidemias e pandemias, (Sem vírgula) entra em ação fazendo exames, pesquisas entre outros procedimentos científicos são os cientistas são os cientistas que nos fazem alertas sobre determinadas doenças, assim tendo um papel fundamental de proteção da sociedade (Problemas na construção de sentido. Evite períodos longos). Quem gerencia a área científica brasileira é o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, mas sabemos (Evite ideia de primeira pessoa) que boa parte das pesquisas científicas vêm das universidades federais, que no ano de 2019, (Sem vírgula) o MEC (Desenvolva a sigla) efetuou vários cortes, (Sem vírgula) que prejudicaram a ciência brasileira, e isso afeta muito a evolução científica no Brasil. (Discussão expositiva)

Com isso, governo federal deveria (Reveja o tempo verbal) exigir que todas as escolas tivessem laboratórios (com seu investimento, claro), e que todas elas incentivassem os jovens que a ciência é uma das áreas mais importantes para nossa (Evite ideia de primeira pessoa) sociedade (Reveja a viabilidade dessa proposta. Reestruture). O campo científico brasileiro, (Sem vírgula) só será reconhecido com investimentos a longo prazo, sendo assim, se a partir do 6° ano do ensino fundamental, os estudantes tiverem (Reelabore) incentivo científico, poderemos (Evite ideia de primeira pessoa) ter grandes cientistas no futuro. (Apresenta apenas esboço de proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e mais articuladas, de modo que sejam desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200