Informação como arma - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 10/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Durante a Segunda Guerra Mundial, a arma destruidora de maior potência foi a pandemia de gripe espanhola, cujo pico vitimizou mais cidadãos que o campo de batalha. A doença, vírus e contágios (Desenvolva essa ideia com clareza) fazem parte da realidade cotidiana, no entanto agentes infecciosos sofrem constante mutação, evoluem e tornam-se capazes de danos mais catastróficos. (Bom uso de conectivo) Porém, em epidemias como a gripe espanhola, ou então a medieval peste bubônica, a comunidade científica do momento histórico (Melhore a construção dessa ideia) não tinha acesso a informações medicinais completas para amenizar a perda considerável de vidas, mas com o aprimoramento da tecnologia, ciência e informação a humanidade tem condições mais favoráveis para lutar contra a epidemia vigente (Apresenta a tese, ainda que com pouca clareza)(Melhore o encadeamento das ideias) é o investimento na ciência que salvará vidas.

Desde as épocas passadas, (Sem vírgula) significativos investimentos foram dedicados à ciência, a partir disso, (Sem vírgula) gerou-se informação transformadora, como o advento da vacina, por exemplo. É justamente por essa razão que as pestes e doenças causadoras de tantas vítimas no passado, como a poliomelite e as epidemias supracitadas, não acometem mais a população (Desenvolva essa discussão com mais clareza). Conhecimento adquirido é divisor de águas, através das descobertas inovadoras e conhecimento compartilhado, (Sem vírgula) métodos de combate a inimigos invisíveis, como os vírus, são desenvolvidos, melhorados e disponibilizam à sociedade formas de conservação da vida. (Delimite e articule os argumentos apresentados)

(Boa estratégia coesiva) Nessa perspectiva, se faz evidente a essencialidade do conhecimento científico mediante a pandemia hodierna (Evite construções clichês), para adquirir-se informação sobre o comportamento do COVID-19, os sintomas por ele manisfestados, além de métodos para proteger-se da infecção. Como se vê, faltam equipamentos de proteção aos profissionais de saúde, respiradores mecânicos, imprescindíveis no tratamento da doença respiratória, nesse viés, enquanto o investimento em ciência no Brasil é, por vezes, negligenciado (Vírgula) e diante da rapidez de infecção manifestada pelo vírus, é incontestável a necessidade por atenção à ciência, mas acima de tudo, (Sem vírgula)  pelo desenvolvimento científico informacional diário. (Não articula com clareza as ideias apresentadas. Delimite as discussões)

A partir dessas informações, conclui-se (Redundante) que a única maneira (Cuidado com construções taxativas) de passar-se por essa fase sem um impacto tão catastrófico é através do conhecimento científico, investimentos nesse aspecto em todos os níveis de estudo (Melhore a construção de sentido), já que uma das medidas governamentais mediante a crise foi a formação antecipada de acadêmicos em medicina. Para tanto, é preciso que depois de passada a pandemia, o espírito de compaixão mútuo desenvolvido, (Sem vírgula) continue em vigência, a articulação entre governo federal, estados e municípios em prol do fortalecimento do Sistema Único de Saúde(SUS) não enfraqueça, mas (Vírgula) além disso, a defesa de medidas como o uso de parte do dinheiro reservado a campanhas eleitorais, acumulado em bilhões, para o amparo da saúde e ciência brasileiras pelos ministérios da saúde e economia. (Apresenta um esboço de proposta. Reestruture as discussões)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto senti falta de um projeto de texto para melhorar o desenvolvimento das ideias e da construção de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200