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Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 10/04/2020

Status:

Corrigida
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Nos últimos dias o mundo vem enfrentando (Evite o gerundismo) um problema seríssimo (Evite esse tipo de construção) contra a Covid-19 (Vírgula) mais conhecida como novo coronavírus, oriunda da China, gerada a partir de uma mutação laboratorial.; (Uso inadequado da pontuação) no qual o mesmo (Problemas para retormar ideia "a covid-19" e "o vírus". Use quando houver ideia de igualdade) trouxe também uma série de problemas a ser enfrentados por todos. (Frases fragmentadas) Por exemplo a crise econômica mundial, onde (Reveja pronomes relativos) gerou inúmeros desempregos pelo mundo. (Evite períodos longos, pois prejudica a construção de sentido. Reestruture as discussões iniciais e apresente a tese)

Cientistas e especialistas vêm tentando (Evite o gerundismo) achar a solução para eliminar o vírus o mais rápido possível, pois, de acordo com Ministério da Saúde (Vírgula) foi ceifada aproximadamente um milhão de vidas no planeta. (Frases fragmentadas) Deixando (Evite o gerundismo) assim a população cada vez mais espantadas com a pandemia. O mundo (Vírgula) todo inclusive profissionais da saúde (Vírgula) preocupa-se com a doença, uma vez que, (Sem vírgula) o tratamento ideal para combater a mesma (Use quando houver ideia de igualdade) não foi encontrado. (Frases fragmentadas) Mas, (Sem vírgula) a ciência e a tecnologia não desiste de tentar encontrar o recurso terapêutico para arrematar a Covid-19. (Argumentos que estão limitados ao recorte de exposição. Reestruture as ideias apresentadas)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) O governos de todos os países têm adotado e imposto medidas de prevenção para a população, uma das tais medidas é a quarentena, ou seja, o isolamento social. O mesmo (Use quando houver ideia de igualdade) também tem destinado fundos para o combate a doença. (Não compreende a estrutura do texto)

(Melhore o encadeamento das ideias) Sobretudo, a ciência tem desenvolvido um papel importante para todos, pois, a cura de milhares de doenças que existem no planeta foram descobertos pela mesma (Discussão abordada de forma superficial); (Vírgula) ou seja; (Vírgula) ela possui um imensa importância para a sociedade no geral. Por exemplo, a própria, juntamente com a tecnologia (Vírgula) descobriu que a cloroquina (Vírgula) o remédio da malária (Vírgula) serviria para ajudar a combater a pandemia (Reveja essa informação). Depois de diversos experimentos a mesma (Use quando houver ideia de igualdade) observou que o remédio que trata a AIDS seria mais eficaz do que a cloroquina. (Apresenta problemas para apresentar e articular os argumentos)

Sendo assim, pode-se dizer que todas as coisas (O que é "coisa"?) precisam ser baseadas na ciência, ou seja, no conhecimento. Segundo Isaac Asimov ''o aspecto mais triste da vida de hoje é que a ciência ganha em conhecimento mais rapidamente que a sociedade em sabedoria''. (Não apresenta proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e desenvolvidas a partir de um projeto de texto. Evite argumentos expositivos. Procure desenvolver as discussões com clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200