É possível afirmar a importância da ciência para o combate da pandemia coronavírus. Isso se evidencia não só pelo treinamento de seus pesquisadores com métodos qualitativos , como também a rápida identificação e isolamento do novo vírus . (Abordagem superficial. Contextualize o tema. Apresente a tese com clareza)
A Constituição Federal de 1988 prevê que todo cidadão possui direito à habitação, segurança e saúde. Nesse sentido o governo deve assegurar essa atribuições a população. A capacitação dos profissionais da ciência de (Problemas na construção de sentido) faz ainda mais necessárias (Problema de concordância) em tempos de pandemia . É inaceitável os poucos recursos destinados a ciência nos últimos anos. (Discute o tema de forma superficial. Reestruture e articule os argumentos)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Convém lembrar ainda que o conhecimento científico acumulado a respeito da família desse vírus, desenvolvimento de equipamento e tecnologias (Vírgula) e profissionais treinados contribuíram diretamente para o reconhecimento do covid-19. O Estado deve interver para que não se percar perca as pesquisas aos longos dos anos. (Não argumenta, apenas expõe)
(Bom uso de conectivos) Portanto, para que as prescrições constitucionais não sejam apenas teóricas, mas se tornem também medidas práticas, é necessárias necessário uma ação mais organizada do Estado (Especifique-a). Assim, o governo federal deve investir na ciência , por meio de ações políticas (Reestruture e detalhe esse elemento) para o fortalecimento das redes de pesquisas, no ministério da saúde e tecnologia. Espera-se com isso achar a cura da doença e estar preparado para novas doenças que possam surgir. (Reveja a viabilidade da proposta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturas e desenvolvidas por meio de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |