Ciência como Arma de Prevenção - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 10/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Recentemente o mundo foi surpreendido pela pandemia do novo coronavírus que teve início na cidade de Wuhan (Vírgula) na China. A rápida proliferação da doença mostrou que após alguns séculos que descobrirmos (Evite ideia de primeira pessoa) a importância da higiene pessoal, muitos atos ainda precisam ser adotados pela população regularmente para inibir o crescimento de algumas pestes, é a importância imensurável da ciência como meio de prevenção do avanço da doença. (Problemas no encadeamento das discussões. Reformule as ideias e apresente a tese)

No século XIV cerca de um terço da população europeia morreu em decorrência da Peste Negra, que era contraída através do contato com pulgas infectadas por uma bactéria que estavam presente nos ratos, isso nos (Evite ideia de primeira pessoa) mostra hoje que as condições higiênicas da época praticamente não existiam, pelo contrário, tinham a ideia que era necessário revestir o corpo de uma camada (sujeira) para sua proteção (Reveja a viabilidade dessa discussão). Lavar as mãos para prevenir doenças (Vírgula) e consequentemente a morte só foi descoberto em 1850 por um médico em Viena. (Texto expositivo)

Hoje contamos(Evite ideia de primeira pessoa) com os mais variados métodos de higiene (Vírgula) inclusive o simples gesto de lavar as mãos, usar álcool em gel para desinfecção, entre outros, tudo comprovado e desenvolvido após muitos estudos feitos pelos cientistas (Reveja como essa discussão se encaixa com o tema proposto). A ciência vem ao longo dos anos mostrando (Evite o gerundismo) sua importância, mesmo assim existem países que não dão a ela o devido valor em investimento e reconhecimento profissional dos médicos, técnicos, pesquisadores entre outros, que neste momento estão na linha de frente do combate a Covid-19. (Discussão expositiva. Não desenvolve o texto de maneira direta)

Urge neste momento (Vírgula) assim como foi feito no “Projeto Genoma” que reuniu diversos países em prol da decodificação genética, a pandemia não é algo isolado daí (Marca de oralidade) Problemas na construção de sentido a necessidade de uma união global para que seja possível o compartilhamento de informações preciosas neste momento que estamos(Evite ideia de primeira pessoa) lutando (Evite o gerundismo) contra algo que não podemos (Evite ideia de primeira pessoa) ver a olho nu, apenas as olhos da ciência podem nos guiar.(Não apresenta proposta de intervenção, apenas esboço)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e desenvolvidas de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200