A necessidade de debater a importância do ramo ciêntico para a sociedade em tempos de coronavírus - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 10/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na citação ''o saber contra a ignorância, a saúde contra a doença e a vida contra a morte’’, (Sem vírgula) Oswaldo Cruz pressupõe que a ciência é a fonte de conhecimento mais segura para se obter qualidade de vida. Em contraste, no cenário atual, é perceptível especulações de formas de combate ao novo coronavírus (COVID-19) advindos do senso comum. (Melhore o encadeamento das ideias) E nesse quesito que atua, também, o papel da ciência (Elabore essa discussão com clareza): desmitificá-los ou comprová-los através de métodos indutivos. Por tal, nasce-se(Reveja a seleção lexical) uma necessidade de debater sobre a importância do ramo científico para a sociedade, que promove a superação dessas fontes empíricas (Especifique-as), e a valorização das redes de pesquisas. (Excelente. Apresenta a tese)

(Boa estratégia argumentativa) A priori, deve-se atentar às altas possibilidades do surgimento de uma cura eficaz do COVID-19 pelas redes de pesquisas. Isso pode ser possível graças ao desenvolvimento da engenharia genética (Vírgula) iniciado por volta do século XVIII. A partir de numerosos testes, hoje se é capaz de atenuar os organismos parasitários inativos no corpo humano, o que gera imunidade contra a doença antes mesmo de o indivíduo entrar em contato com ela. De maneira análoga, a erradicação da varíola, nos anos 70, foi resultado de uma campanha mundial de vacinação levando (Evite o gerundismo) o índice de mortalidade decair de 50 milhões para zero. Desse modo, fica evidente a importância da competência científica a solução (Melhore a construção de sentido) dos problemas de saúde considerando (Evite o gerundismo) seu empenho em sanar a nova pandemia através da elaboração de uma vacina. (Discussões pertinentes, no entanto é preciso "aprofundar" a argumentação)

(Bom uso de elementos coesivos) Outrossim, vale a ressalva da sua (Cuidado com a ambiguidade) participação nas relações sociais em tempos hodiernos (Evite construções clichês). Felizmente, a ciência influencia nas profilaxias - as quais coíbem a transmissão da doença infectocontagiosa -, de maneira que, (Sem vírgula) as pessoas gozem de seus direitos civis, como o de ‘’ir e vir’,’ até então. Não obstante, na Idade Média, os enfermos da ‘’peste negra’’ viviam à margem da população e, muitas vezes, descartados em valas. Hoje ela, a hanseníase, com quase 30 mil brasileiros infectados, é curável com tratamento, e (Vírgula) com isso, torna capaz o convívio social dos entes. Assim, conclui-se que, com o apoio da ciência, a sociedade tenda a gerar um olhar mais sensível com os pacientes do COVID-19, haja vista que, com a presença de técnicas de prevenção, os riscos de contágio se encurtam. (Delimite as discussões, que são pertinentes, e desenvolva com clareza)

(Boa retoma de ideias) Em suma, as chances de uma cura efetiva e a contribuição no acolhimento social dos enfermos têm graus elevados de importância para o enfretamento da epidemia recente. Para tanto, a fim de evidenciar esses efeitos das redes de pesquisas, o Governo Federal, juntamente com o Ministério de Saúde, deverá implementar o posto ‘’Ciência de Bom Senso’’ nas esferas municipais e estaduais do país. (Ideias fragmentadas) Esse local que, ministrado por profissionais da área de saúde e de sociologia, levará aos cidadãos dados e histórias científicas gratuitamente (Reveja a viabilidade dessa proposta). Dessa forma, portanto,  (Redundância) a ciência será tratada com mais valor e seriedade pela sociedade, que por sua vez, (Sem vírgula) estará cooperando (Evite o gerundismo) para a tão desejável cura do coronavírus.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto senti falta de uma abordagem mais articulada dos argumentos apresentados. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200