Após o início da Revolução Industrial na Inglaterra, no século XVIII, o mundo experimentara uma nova era, (Melhore a construção de sentido) “era tecnológica”. Inúmeros mecanismos tecnológicos foram desenvolvidos para alcançarem melhores resultados nas guerras, como por exemplo: Armas químicas e bioquímicas, desenvolvimento de armas de fogo e aeronaves, etc. (Ideias fragmentadas) Ocasionando (Evite o gerundismo) grandes avanços para a ciência. (Cuidado com o tangenciamento. A introdução não trata, especificamente, do tema proposto)
A existência humana têm tem desfrutado de maior qualidade de vida, maior acesso à comunicação em tempo real, as distâncias encurtadas pelos mais rápidos e cada vez mais sofisticados meios de transportes, altos indicadores de descobertas na medicina (Esse tema que tem que ser abordado), modernização nas indústrias, entre outros benefícios. Sócrates em sua citação argumentou: “ A vida sem ciência é uma espécie de morte”. (Melhore o encadeamento das ideias)Tal ferramenta é indispensável, vale ressaltar que a China conseguiu controlar a doença (covid-19) (Problemas no encadeamento das ideias), na cidade de Wuhan (Vírgula) através da tecnologia e da força policial. (Não apresenta argumentos e ideias que se relacionam com o tema, apenas faz menção. Reveja o recorte temático e apresente os argumentos)
Investir em tecnologia é pensar na resposta de problemas do futuro. O Ministério da Ciência,Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) deve juntamente com o governo Federal discutir e ampliar melhorias na área da Ciência (Especifique. A proposta de intervenção precisa estar mais detalhada e objetiva); (Uso equivocado da pontuação) além de trazerem maiores mecanismos às Universidades, para o desenvolvimento do nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país subdesenvolvido, fortalecendo (Evite o gerundismo) as exportações de bens não apenas do setor primário.
Comentários do corretor
As discussões precisam estar relacionadas ao tema proposto. Apresente tese e argumentos que possam evidenciar o seu ponto de vista. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |