Maior arma do século XXI: a ciência - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 10/04/2020

Status:

Corrigida
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Uma das maiores pandemias registradas no mundo foi a Peste negra, caracterizada dizimado (Problemas na construção de sentido) um terço da Europa no século XIV, que se espalhou devido aos limites que a ciência apresentava, (Sem vírgula) na época. Hoje, existe uma nova pandemia, chamada de novo corona vírus, que surgiu China. (Melhore o encadeamento de ideias) Dessa forma, o Brasil está em avanços na tentativa de combate o covid-19, entretanto, apesar dos esforços surgirem no país, ainda existem desafios (Especifique-os) que fazem com que a pandemia não seja controlada. Assim, esse cenário se torna notável devido a uma má gestão pública no setor da saúde e à falta de investimentos em pesquisa cientifica (Excelente. Apresenta a tese).

(Boa estratégia coesiva) A priori, uma má administração dos recursos públicos compromete a qualidade da prestação desse serviço (Desenvolva a discussão com mais clareza). Isso acontece em decorrência do ínfimo gerenciamento dos recursos (Reformule essa ideia) que evidencia a necessidade de aperfeiçoar a capacitação dos gestores na referida esfera em questão (Evite esse tipo de construção. Desenvolva os argumentos com clareza), o que reflete a baixa qualidade dos serviços prestados (Especifique-os). Consequentemente, os reflexos da ingerência se tornam presentes, como a ineficácia em desenvolvimento de novas pesquisas no setor analisado (Especifique), por exemplo, o combate a epidemias nacionais, como: febre amarela, dengue, zika vírus, e internacionais, como o próprio covid-19. (Há problemas para desenvolver os argumentos)

(Bom uso de elementos coesivos) Ademais, além do mau gerenciamento dos recursos públicos, outro obstáculo que impedi  impede o sucesso no combate à ao corona vírus coronavírus: a ausência de investimentos em pesquisa cientifica (Boa. Retoma a tese). Com efeito, a ciência revela ser fundamental para o desenvolvimento sustentável, ou seja, desenvolvimento de qualquer país está diretamente relacionado à aplicação de capital no setor, que contribui para o progresso da ciência em âmbito mundial. Por consequência, o referido ramo (Evite esse tipo de construção) fica estagnado na cura de doenças e deixa de utilizar métodos mais propícios ao avanço de ideias e novas descobertas. (Desenvolva as discussões de acordo com o tema proposto e a tese elaborada)

(Bom uso de elementos coesivos) Portanto, algo (Reveja a seleção lexical) precisa ser feito com urgência. Logo, o Ministério da Saúde deve, por meio do desenvolvimento de ações e projetos para a efetivação do processo de qualificação, (Problemas na construção de sentido) como: testes gerenciáveis ou concursos públicos, realizar um planejamento de escolhas de gestores mais competentes e qualificados para exercer o cargo - com vistas a melhorar a gerência na esfera situada (Reelabore a tese. Desenvolva de modo objetivo e detalhado). Por sua vez, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações deve, por intermédio dos recursos financeiros da União e Estado, destinar uma parte da verbal  verba federal e estadual às instituições de pesquisa cientifica – com o intuito de que a ciência tenha mais valorização e credibilidade. Feito isso, o covid-19 e novas pandemias, aos poucos, serão combatidas. 

Comentários do corretor


Senti falta de um projeto de texto pois o desenvolvimento apresenta problemas com relação ao modo em que os argumentos são construídos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200