O desenvolvimento e investimento da ciência é de suma importância para o mundo, visando (Evite o gerundismo) não só melhorias no âmbito da saúde, como em todos os sentidos sociais e econômicos de um país. (Frases fragmentadas) Visto que a falta de investimento na ciência afeta muito mais do que só a saúde brasileira (Como assim? Reformule e desenvolva essa ideia com clareza), pois tudo está interligado. (Não apresenta tese)
Através da ciência, (Sem vírgula) foram descobertos vários meios de prevenção e cura contra doenças e possíveis pandemias na sociedade. Em 1789, Edward Jenner descobriu e desenvolveu a vacina contra a varíola, que foi essencial (Vírgula) principalmente no pico da doença, em 1904 (Vírgula) que ficou conhecido como "A revolta da Vacina" (É preciso melhorar a progressão de sentido). Atualmente várias outras vacinas e medicamentos foram criados para auxiliar o combate de diversas doenças (Especifique-as), mas será que já é o suficiente (Evite esse tipo de construção).
Por onde anda o novo Edward Jenner?. (Evite esse tipo de construção) O covid 19 já matou, e tem matado (Vírgula) muita gente, pesquisas (Especifique-as) apontam várias tentativas feitas para a criação de um antidoto, uma vacina que combata esse vírus tão intrigante (Observe a predominância de outro gênero textual). Segundo o jornal da Record ( JR), em Israel, estão finalizando testes finais (Ficou estranho) para a liberação da vacina contra o coronavírus. A ciência auxilia e implica em tudo ao nosso (Evite ideia de primeira pessoa) redor, podemos (Evite ideia de primeira pessoa) ver que nessa pandemia, (Sem vírgula) não só a saúde foi afetada, (Uso equivocado de pontuação) mas a economia de vários países. É grande o número de famílias brasileiras que estão passando fome, o número de pessoas que por conta da crise perderam seus empregos. Os estados temem um colapso na saúde publica. (Predominância de discussões expositivas)
Levando-se em conta o que foi observado, é de suma importância o investimento na ciência em todos os aspectos (Descrição muito geral). (Frases fragmentadas) Visto que a falta dela implica em todo o desenvolvimento de um país. É viável que todo esse investimento (Especifique de modo detalhado) seja feito principalmente nas escolas, porque é nela que é formado profissionais que futuramente podem trazer respostas para problemas na sociedade brasileira, e no mundo. Facilitando (Evite o gerundismo) o saber principalmente em áreas mais pobres, periferias e zonas rurais. (Apresenta esboço de proposta)
Comentários do corretor
Senti falta de um projeto de texto, pois há vários problemas: desde a elaboração da tese ao desenvolvimento, e encadeamento, dos argumentos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |