Ciência contra o senso comum na pandemia do Coronavírus - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 10/04/2020

Status:

Corrigida
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No século XIX, Positivismo defendia o uso do método para explicar fenômenos naturais (Problemas na construção de sentido). Influenciado por essa corrente, o escritor Júlio Verne asseverou que “a ciência se compõe de erros que, por sua vez, são os passos até a verdade”. Tal afirmação ganha relevância na contemporaneidade, pois o combate à pandemia do coronavírus requer o protagonismo da comunidade científica frente ao senso comum (Excelente. Formula a tese), o qual pode agravar, ainda mais, a crise (Especifique). Logo, governos devem disponibilizar mais recursos para o setor acadêmico e a sociedade civil engajar-se criticamente com essa distopia global.

(Boa estratégia coesiva) A priori, acentua-se a pertinência (Reveja a seleção lexical) dos chefes de Estado destinarem recursos, continuamente, para instituições responsáveis por pesquisas como a Organização Mundial de Saúde (Reelabore essa ideia). Se os governos, especialmente os mais ricos, (Reformule essa discussão) negligenciarem investimentos para a comunidade científica, suas populações continuarão vulneráveis às pandemias como a do coronavírus. (Frases fragmentadas) Cenário esse que se repete no Brasil, haja vista os cortes de bolsas para programas de pós-graduação de universidades públicas, as quais trabalham pelo desenvolvimento científico. (Argumentos baseados em achismo. Reformule e desenvolva a ideia do protagonismo científico)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é mister que a sociedade civil siga os protocolos de profilaxia (Esse conceito precisa ser desenvolvido), indicados por instituições respaldas pela comunidade científica internacional. Caso contrário, a população pode ser influenciada por informações baseadas no senso comum (Especifique-as), o a qual oferece alternativas de combate à pandemia sem qualquer comprovação metodológica (Reveja a seleção lexical. Desenvolva mais essa discussão). Exemplo disso é a indicação do medicamento cloroquina no tratamento da Covid-19, cujos estudos sobre a eficácia do fármaco encontram-se em fase embrionária. Assim, a desinformação social pode colapsar ainda mais o sistema de Saúde. (Bons argumentos, no entanto é preciso melhorar o encadeamento das ideias)

Destarte, urge que a ciência seja creditada como o principal vetor de combate à pandemia do coronavírus (Afirmação taxativa). (Bom uso de conectivos) Posto isso, os governos centrais de cada país devem destinar mais recursos para pesquisas em diversas áreas do saber. Tais investimentos devem vir da taxação de grandes fortunas (Especifique essa ideia) e do chamado “imposto do pecado”, o qual incidiria (Observe o tempo verbal) sobre produtos danosos à saúde como bebidas e cigarros. Com uma maior arrecadação nesses segmentos, destinar-se-iam (Observe o tempo verbal) mais verbas para estudos capazes de erradicar a Covid-19. Ademais, a sociedade civil deve se pautar em fontes confiáveis e isentas de qualquer interesse que não o sanitário (Reveja como isso pode ser feito. Apresente uma proposta de conscientização), de forma que informações verdadeiras diminuam a curva de crescimento da pandemia. Assim, a ciência deve prevalecer sobre o senso comum, com o fito de que ela possa revelar a verdade como enfatizou Júlio Verne. (Delimite a proposta de intervenção. Articule de modo objetivo e detalhado)

Comentários do corretor


Os argumentos são pertinentes ao tema e a tese, no entanto você precisa melhorar o encadeamento das ideias, de modo a melhorar a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200