COMO O MENOSCABO COM A CIÊNCIA PREJUDICA A SAÚDE - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 10/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Uma pandemia como a da Covid-19 não é, (Sem vírgula) sobre quaisquer circunstâncias, uma ameaça nova para a humanidade (Melhore a construção de sentido). Desde os primórdios (Evite construções clichês) de nossa (Evite ideia de primeira pessoa) existência, fomos (Evite ideia de primeira pessoa) sujeitados a infecções por bactérias e vírus. Por muito tempo, uma gripe era considerada uma sentença de morte. No entanto, com o desenvolvimento da ciência, (Sem vírgula) esse quadro mudou: atualmente, há remédios, vacinas, entre outros inúmeros métodos de prevenções e tratamentos a doenças. (Não contextualiza de forma mais objetiva o tema, além de não especificar, de modo mais explícito, a tese)

(Melhore o encadeamento dos parágrafos. Esse parece um trecho do parágrafo de introdução) Logo, não só seria ignorância, mas também uma imensa afronta desprezar a ciência como o Brasil faz neste momento de crise (Evite esse tipo de construção e reformule essa ideia). Vários políticos negligenciaram e banalizaram conselhos de médicos e epidemiólogos, tomando (Evite o gerundismo) ações descuidadas que, se não fossem desfeitas prestemente, resultariam no aumento de infectados pelo vírus e, consequentemente, no aumento de mortes, agravando (Evite o gerundismo) o estado no qual o país e o mundo se encontram. (Argumentação expositva. Delimite os fatos para melhor desenvolver os argumentos)

De qualquer modo, a valorização da ciência de nada adiantaria se só atuante em situações de emergência (Evite esse tipo de construção). A ciência é uma prática que abre as portas para um futuro melhor, mas para isso é preciso apoiá-la no presente. Quantas universidades federais, as quais servem de centros de pesquisas, ficaram sem dinheiro, algumas ao ponto de sequer serem capazes de pagar contas de luz? (Discussões pertinentes ao tema, no entanto introduzidas de forma superficial no desenvolvimento)

Quando a ciência é posta em questão, (Sem vírgula) o conhecimento básico da população também está incluído. De nada servem estudos científicos se o povo não tem a compreensão do que as informações dadas significam (Reformule o modo como você aborda essa questão). Grande parte dos brasileiros não possui o menor entedimento sobre a produção de vacinas e da transmissão de viroses, como evidenciado nas diversas perguntas ignaras (Uma palavra mais rebuscada não dá nota máxima ao texto. Pense na sua redação como um conjunto em que as ideias precisam estar objetivas e bem articuladas) feitas pelo povo em relação à Covid-19 aos jornais, que estão respondendo dúvidas a cerca acerca da doença e do vírus para esclarecer a população. O conhecimento não é algo que deve ser monopolizado pelos poucos que podem pagar para adquirí-lo; é o básico ao qual todos devem ter acesso. (Recorte superficial do tema proposto)

Diante de tudo do exposto, é indubitável que o investimento público na educação, tanto fundamental quanto superior, melhorará demasiadamente a maneira como o país enfrenta ameaças tal qual a que é presenciada hoje (Essa ideia precisa estar mais contextualizada no texto). No momento em que o povo goza da cognição, (Ficou confuso. Reformule essa discussão) saberá como se comportar durante uma pandemia, diminuindo (Evite o gerundismo) a circulação do vírus e, assim, evitando (Evite o gerundismo) o contágio unânime. O investimento (Especifique) também possibilitará na formação de mais profissionais adequados no ramo científico, assim como suas condições de traballho nos espaços de pesquisa. Quanto mais cedo o país perceber a importância da ciência, mais cedo este será capaz de prevenir e combater epidemias futuras. (Apresenta apenas um esboço de proposta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas. Além disso, a tese precisa estar evidente e a proposta de intervenção detalhada. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200