A ciência como instrumento para o desenvolvimento societário - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 10/04/2020

Status:

Corrigida
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A ciência, desde o final de 2019, tem ganhado grande evidência (Vírgula) em todo o mundo, devido a pandemia do novo coronavírus. É fato que sua (Cuidado com a ambiguidade) atuação vem sendo crucial na busca de uma vacina e de tratamentos paleativos contra a doença. No entanto, essa notoriedade científica nem sempre foi assim, especialmente em contextos que não consideram esse conhecimento como algo importante para o desenvolvimento da sociedade (Excelente. Elabora a tese).

Atualmente em nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país temos (Evite ideia de primeira pessoa) vivenciado essa questão, em que a falta de investimento no campo científico tem mostrado o quanto somos (Evite ideia de primeira pessoa) dependentes do mercado externo para adquirir insumos mínimos (Essa discussão precisa ser desenvolvida com clareza), como os reagentes necessários para a realização de testes, visando (Evite o gerundismo)  investigar o grau de disseminação do coronavírus em nosso (Evite ideia de primeira pessoa) território. (Melhore o encadeamento das discussões. É preciso apresentar ideias que aprofundem a tese apresentada)

A pergunta que se faz é por que esses produtos já não vinham sendo fabricados (Evite esse tipo de construção)(Frases fragmentadas) E a resposta pode ser bastante simples, pois a ciência não vem sendo inserida na agenda política como um plano de Estado capaz de ascender o país social e economicamente, pelo contrário ela é tida como um gasto e não um investimento necessário a médio e longo prazo (Essa discussão precisa ser reestruturada e desenvolvida com mais clareza). Tal situação pode ser percebida em nossas (Evite ideia de primeira pessoa) universidades públicas, as quais têm feito o possível (Abordagem muito vaga), em meio a falta de condições, para desenvolver pesquisas que possam amenizar os gargalos sociais e infraestruturais da nossa nação. (Reestruture e melhore o encadeamento das discussões)

(Boa estratégia coesiva) Diante disso, faz-se necessário intervenções que englobem planos de ações do Ministério do Planejamento com o objetivo de colocar a ciência como instrumento relevante para o crescimento econômico, além de propostas do Ministério da educação tendo como foco a formação de novos pesquisadores e condições estruturais para a realização de pesquisas (Esboço de proposta. Reformule e detalhe os elementos). Nesse sentido, ressalta-se que a criação de centrais incubadoras (Ficou estranho) de pesquisas possa ser feita tanto no campo social, principalmente na área da saúde, como no setor tecnológico e de infraestrutura. Para tanto, sugere-se a implementação de um programa (Especifique) que insira os Ministérios do planejamento, da ciência e tecnologia, bem como o da educação objetivando (Evite o gerundismo) a viabilização dessas ações. 

Comentários do corretor


Senti falta de uma argumentação mais articulada para sustentar a sua tese. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200