A ciência, desde o final de 2019, tem ganhado grande evidência (Vírgula) em todo o mundo, devido a pandemia do novo coronavírus. É fato que sua (Cuidado com a ambiguidade) atuação vem sendo crucial na busca de uma vacina e de tratamentos paleativos contra a doença. No entanto, essa notoriedade científica nem sempre foi assim, especialmente em contextos que não consideram esse conhecimento como algo importante para o desenvolvimento da sociedade (Excelente. Elabora a tese).
Atualmente em nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país temos (Evite ideia de primeira pessoa) vivenciado essa questão, em que a falta de investimento no campo científico tem mostrado o quanto somos (Evite ideia de primeira pessoa) dependentes do mercado externo para adquirir insumos mínimos (Essa discussão precisa ser desenvolvida com clareza), como os reagentes necessários para a realização de testes, visando (Evite o gerundismo) investigar o grau de disseminação do coronavírus em nosso (Evite ideia de primeira pessoa) território. (Melhore o encadeamento das discussões. É preciso apresentar ideias que aprofundem a tese apresentada)
A pergunta que se faz é por que esses produtos já não vinham sendo fabricados (Evite esse tipo de construção). (Frases fragmentadas) E a resposta pode ser bastante simples, pois a ciência não vem sendo inserida na agenda política como um plano de Estado capaz de ascender o país social e economicamente, pelo contrário ela é tida como um gasto e não um investimento necessário a médio e longo prazo (Essa discussão precisa ser reestruturada e desenvolvida com mais clareza). Tal situação pode ser percebida em nossas (Evite ideia de primeira pessoa) universidades públicas, as quais têm feito o possível (Abordagem muito vaga), em meio a falta de condições, para desenvolver pesquisas que possam amenizar os gargalos sociais e infraestruturais da nossa nação. (Reestruture e melhore o encadeamento das discussões)
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, faz-se necessário intervenções que englobem planos de ações do Ministério do Planejamento com o objetivo de colocar a ciência como instrumento relevante para o crescimento econômico, além de propostas do Ministério da educação tendo como foco a formação de novos pesquisadores e condições estruturais para a realização de pesquisas (Esboço de proposta. Reformule e detalhe os elementos). Nesse sentido, ressalta-se que a criação de centrais incubadoras (Ficou estranho) de pesquisas possa ser feita tanto no campo social, principalmente na área da saúde, como no setor tecnológico e de infraestrutura. Para tanto, sugere-se a implementação de um programa (Especifique) que insira os Ministérios do planejamento, da ciência e tecnologia, bem como o da educação objetivando (Evite o gerundismo) a viabilização dessas ações.
Comentários do corretor
Senti falta de uma argumentação mais articulada para sustentar a sua tese. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |