Coronavírus: a impotância da ciéncia no combate a pandemias - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 10/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo a Constituição Federal de 1988 todo cidadão tem direito à vida, saúde, alimentação, entre outros benefícios. (Bom uso de conectivo) Entretanto, pandemias, como a do coronavírus, prejudicam a concretização desses direitos. (Ideias fragmentadas) Sendo que, (Sem vírgula) são em momentos como esse que a ciência mostra sua grande importância para a sociedade, visto que ela é a única capaz de combater tais doenças; (Melhore o encadeamento das discussões) porém, mesmo assim, o Governo demonstra não ver utilidade dela para a nação (Elabore a tese de modo mais claro e objetivo).

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante ressaltar que é apenas através do método científico que o ser humano consegue deter uma doença global. Os outros métodos de obtenção do saber, como o senso comum e as crenças místicas (Essa ideia precisa ser mais definida para delimitar as diferenças), não possuem comprovação científica, e sendo assim não são fonte de conhecimento confiável. Isso porque, (Sem vírgula) tais métodos, como disse o filósofo contemporâneo Nietzsche, são os verdadeiros inimigos da verdade (É preciso usar aspas em casos de citação). (Bom uso de conectivo para relacionar as ideias) Logo, é visto que a ciência é de suma importância para a sociedade, tendo em vista que ela é a única fonte de conhecimento que possui fundamentação experimental. (Argumento relacionado ao tema, porém se fundamenta numa abordagem mais expositiva)

(Boa estratégia argumentativa) Convém lembrar ainda que, (Sem vírgula) apesar do grande papel empenhado pela ciência no Brasil, o Estado não têm  tem valorizado esse segmento.. (Uso equivocado da pontuação) Sendo que, segundo a biomédica e pesquisadora, (Sem vírgula) Helena Nader, em 2017, o governo investiu 10 bi (Especifique essa ideia) em pesquisas científicas e (Vírgula) em 2018, apenas 5,2 bi (As discussões precisam ser desenvolvidas com clareza). Então, é evidente que o governo não está valorizando(Evite o gerundismo) a produção científica (Reformule essa ideia, pois ficou muito taxativa), o que fere a dignidade dos profissionais que nela atuam e prejudica o combate à pandemias. Assim, entende-se que o governo negligencia a produção científica, e consequentemente seus profissionais. (Os argumentos precisam ser delimitados e mais articulados)

(Bom uso de conectivos) Portanto, é notório que somente a experimentação pode salvar os indivíduos no caso do surgimento de grandes doenças, e que infelizmente é pouco valorizada pelo estado (Reformule a intenção dessa discussão). Para amenizar o problema, o Governo precisa aumentar os investimentos em tal área (Especifique. As ideias precisam ser apresentadas com clareza), para no mínimo 30 bi (Desenvolva as ideias com clareza) até 2021, por meio da compra de equipamentos, e da contratação de mais profissionais para esse segmento. Com isso, espera-se valorizar tal área e garantir a sobrevivência da população em momentos pandêmicos como o da Covid-19. (Proposta de intervenção precisa estar mais articulada)

Comentários do corretor


Os argumentos precisam ser delimitados e articulados, pois a abordagem está superficial. Apresente uma argumentação clara e consistente para a sua tese. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200