Pandemia Mata - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 10/04/2020

Status:

Corrigida
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No quadro " O grito" o pintor Edvard Munch, (Sem vírgula) ilustra uma pessoa horrorizada, dessa maneira boa parte da sociedade transmite setimentos semelhantes como medo e pânico devido a uma pandemia (Reformule a ideia desse período).. (Uso equivocado da pontuação) O Brasil (Vírgula) em 2009 (Vírgula) combateu o virus influenza A H1N1.. (Uso equivocado da pontuação) Nesse contexto,o país entra novamente no ano de 2020 entra novamente em uma guerra pandemica (Ficou confuso. Reformule essa ideia) contra o coronavírus ou covid-19, foi indentificada pelos cientistas como uma doença de fácil diseminação pela população,o que pode levar à morte da pessoa (Ficou estranho. Reformule) contaminada.Dessa maneira, pouco incentivo em pesquisa cientifica por partes governamentais e na educação são agravantes da problemática (Excelente. Apresenta a tese)(É preciso melhorar o encadeamento das discussões)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é compreensível informar (Evite esse tipo de construção) que o problema passa por baixa atuação dos setores do Governo Federal, Estados e municipios para trazer acesso financeiro para pesquisa no combate a pandemia como o coronavirus (Melhore a construção de sentido. Reformule essa ideia).De acordo com a geógrafa Mait Bertollo, apesar da pouca verba enviada para pesquisas epidêmicas no país a ciência continua buscando uma cura para covid-19 (Reestruture e articule mais esse argumento). Nesse sentido, segundo o Contrato Social (Essa ideia não está clara no texto. Informações que precisam estar com um encadeamento) - o proposto pelo contratualista John Locke -, cabe ao Estado fornecer médidas que garantam o bem estar social. (Retoma aspecto da tese, ainda que de forma expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, a falt ade falta de utilização de tecnologia nos laboratorios de pesquisa das Universidades públicas é outra fator que contribuem para a problemática, sendo que pode ser usada para fins da educação ciêntificar científica. (Melhore o encadeamento das ideias) Segundo Steve Jobs, um dos fundadores da empressa "Apple", ter corroborado com a ideia do mundo virtual como influenciador ao constatar que a "Tecnologia move o mundo". Sendo assim, o Ministério da Educação (MEC) precisa investir em equipamentos mais tecnologico  tecnológicos auxíliando (Evite o gerundismo) na eficiência na luta contra doenças virais. (Problemas na construção e no encadeamento dos argumentos)

(Bom uso de conectivo) Portanto,o Ministério da Economia precisa disponibilizar mais dinheiro para estudos ciêntificos no combate a virús ao vírus, dessa forma os estudos avançam e a possibilidade de descoberta para doenças virais aumenta (Vírgula) evitando (Evite o gerundismo) um número maior de mortes (Proposta sem detalhamento. Reformule). Por outro lado, o MEC precisa criar o "Bolsa virús" , onde (Reveja pronomes relativos) o aluno recebe condições financeiras para estudar doenças com o propósito de combater o avanço de doenças epidemicas na população (Reveja a viabilidade dessa proposta e reformule a ideia). Desse modo, a ciência consegui  consegue lutar contra a pandemia com maior eficiência e tranquilizar o povo, diferente do que a pintura "O grito" transmite.

Comentários do corretor


Os argumentos precisam estar mais articulados para que possam "conversar" com a tese apresentada no parágrafo de introdução. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200