O invisível também é perigoso - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 10/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O virús "A H1N1" (Vírgula) conhecido popularmente como "gripe suína" (Vírgula) causou diversas morte pelo mundo, deixando (Evite o gerundismo) um rastro de medo ne na população mundial. Nesse contexto ,o Brasil passa por problemas epidêmicos diariamente como a dengue, zika virús e em pelno  pleno o ano de 2020 lida como coronavírus (Vírgula) que surgiu na China no final de 2019 (Vírgula) também chamado de covid-19, essa doença atinge principalmente idosos e sua transmisão é muito rápida para evitala  evitá-la é importante usar mascára e laavr lavar  bem as mãos, (Uso equivocado da pontuação) No entanto, a falta de atuação do governo e da educação aumenta a problemática (Boa. Apresenta a tese)(Veja a predominância de outro elemento textial. Melhore o encadeamento das discussões)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é preciso informar que a falta de medidas governamentais dos setores do governos (Vírgula) tais como Ministério da Saúde e Ministério da Economia, por consequência da ausência de políticas públicas (Especifique-as) para trazer acesso da  à ciência de forma mais efetiva para combater uma pandemia. De acordo com a geógrafa Mait Bertollo, o país consegue dar andamento em pesquisa para vacina do coronavirus, porém o bloqueio de aumento da verba para investigação da doença acaba por dificultar todo o método (Essa discussão precisa ser mais articulada). Ademais o Sistema Único de Saúde (SUS) precisa de equipamento adequados para tratar de doenças pandêmicas de forma adequada. (Delimite as discussões para evitar uma abordagem expositiva do tema proposto)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a falta de investimento nas Universidades públicas de pesquisas também pode ser apontada como responsável pelo agravamento do problema. Nesse viés, o surgimento do primeiro caso de coronavírus no território nacional as pesquisadoras (Epecifique-as) do ]instituto Instituto Adolfo Lutz  (Vírgula) da da Universidade de São Paulo (Vírgula) em conjunto com a Faculdade de Oxford, descobriu em 48 horas o genoma do virús, o que possibilita elucidar como a doença se muta e facilita a buscapela busca pela vacinaque vacina que soluciona a transmissão pandêmica. Conforme Immanuel Kant, o avanço humano tem como principal base a educação.. (Uso equivocado da pontuação. Melhore o encadeamento das discussões)

Em suma, o Governo Federal. (Uso equivocado da pontuação) Estados e municipios precisam trabalhar em conjunto para destinar recursos financeiros aos grupos de pesquisadores que estão nas universidade públicas, dessa forma os cientistas terão condições de estar prontos e com resultadosbem  resultados bem mais eficazes de tratamento para doenças virais (Esboço de proposta. Reformule). (Boa estratégia coesiva) Por outro lado, o Minitério da educação (MEC) deve criar o programa "Ciência do Mundo", onde (Reveja pronomes relativos) o MEC direcionará alunos cientistas para laboratórios de infectologia de parceiros do governo pelo mundo, dando (Evite o gerundismo) ao estudante 3 mês  meses de curso com tudo pago, para que o candidato consiga a vaga,, (Uso equivocado da pontuação) precisa de inglês intermediário, ter excelentes notas e apresentar projeto de pesquisa sobre doenças virais.. (Uso equivocado da pontuação) Dessa forma, a população brasileira conseguirá ter confiança no controle de qualquer doença que venha a existir. (Reformule e desenvolva a proposta de intervenção de modo detalhado e objetivo)

Comentários do corretor


É preciso delimitar e articular mais os argumentos para melhorar o encadeamento das discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200