A ciência é uma peça fundamental na luta contra as pandemias. No Brasil, há poucos investimentos na área de pesquisas científicas, essa falta de recursos é fruto da crise financeira atual e da negligência do Estado com ações políticas na área de pesquisas científicas (Boa. Apresentou a tese). Apesar desses obstáculos, cientistas brasileiros estão realizando importantes feitos nas pesquisas sobre o coronavírus. (Melhore o encadeamento das discussões iniciais)
De acordo com Deisy Ventura, professora e pesquisadora da faculdade de Saúde Pública da USP (Desenvolva a sigla), um país soberano precisa ter instituições de pesquisa fortes e valorizadas. Assim, se o Brasil parar de financiar pesquisas independentes, ele irá depender de investimentos de países desenvolvidos. Entre outras consequências da falta de financiamento científico está, (Sem vírgula) a fuga de cérebros e o desinteresse de jovens pela carreira científica. (Problemas no encadeamento dos argumentos. Reestruture e articule mais as discussões)
Todavia , cientistas brasileiros estão bastante avançados em suas pesquisas sobre o Covid-19, juntamente com a Universidade Oxford , na Inglaterra, pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz (Vírgula) da Universidade de São Paulo (Vírgula) conseguiram sequenciar o genoma do vírus em 48 horas. Outro exemplo são os cientistas da USP( Universidade de São Paulo), (Sem vírgula) que estão fazendo o sequenciamento de genomas do coronavírus. (Problemas no encadeamento das ideias. Argumentação expositiva)
(Bom uso de conectivo) Portanto, cabe ao Estado , por meio de políticas públicas (Especifique-as), o investimento em pesquisas científicas, a fim de melhorar a saúde pública e evitar a “fuga de cérebros”. Além disso, é de suma importância que as instituições educacionais desenvolvam projetos que busquem incentivar os jovens a seguirem carreira científica, por meio de feiras científicas , aulas de laboratório, etc. (Proposta pertinente, no entanto precisa ser mais articulada)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais desenvolvidas, pois os argumentos estão limitados a uma abordagem expositiva. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |