Revolta da Ciência - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 10/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No contexto atual, em que se tem divulgado intensamente os cuidados em saúde (Melhore a construção dessa ideia) por conta do surgimento do novo coronavírus, em dezembro de 2019, é importante destacar o saber da academia (A discussão precisa ser desenvolvida com mais clareza). Nesse contexto, ressaltar a produção científica para conflitar com as patologias emergentes é essencial.

(Boa estratégia coesiva) A princípio, é incontestável a eficiência da prevenção de doenças por medidas vacinais, advindas da ciência. A exemplo disso está a erradicação da varíola em 1980, amplamente anunciada pela Organização Mundial da Saúde (Apresente a sigla). (Problema no encadeamento das discussões) A despeito do ocorrido no início do século XX, no Rio de Janeiro, com a Revolta da Vacina, em que a população se rebelou com a medida, hoje ela está a par de suas vantagens. (Desenvolvimento superficial dos argumentos que sustentam a tese. Desenvolva as discussões com mais clareza)

(Bom uso de conectivos) Além disso, os conhecimentos já obtidos por estudos acadêmicos são benéficos no surgimento de epidemias. Sabe-se hoje muito a cerca acerca do comportamento viral e sua forma de transmissão, bem como de estratégias derivadas deste conhecimento, como o isolamento social e a higienização pessoal, intensificamente abordada por Luiz Henrique Mandetta, presidente do Ministério da Saúde. (Parágrafo com argumento expositivo, pois não apresenta uma reflexão)

(Boa retomada de ideias) Sob tal ótica, é vital priorizar os dados acadêmicos nesse cenário de pandemia. Convém que os Ministérios da Saúde e da Economia evitem, por meio de um projeto de lei enviado à Câmara dos Deputados, o contingenciamento de recursos voltados à produção científica no país (Reformule e desenvolva a proposta de modo detalhado e com clareza). Assim, pretende-se não interromper a elaboração de subsídios para a saúde. Dessa forma, busca-se dar voz à Revolta da Ciência (Boa conclusão)(Apresenta apenas um esboço para a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Desenvolva com mais clareza os argumentos que são selecionados para sustentar a tese. Evite uma argumentação expositiva, pois você tem de apresentar a sua reflexão acerca do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     570


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200