No contexto atual, em que se tem divulgado intensamente os cuidados em saúde (Melhore a construção dessa ideia) por conta do surgimento do novo coronavírus, em dezembro de 2019, é importante destacar o saber da academia (A discussão precisa ser desenvolvida com mais clareza). Nesse contexto, ressaltar a produção científica para conflitar com as patologias emergentes é essencial.
(Boa estratégia coesiva) A princípio, é incontestável a eficiência da prevenção de doenças por medidas vacinais, advindas da ciência. A exemplo disso está a erradicação da varíola em 1980, amplamente anunciada pela Organização Mundial da Saúde (Apresente a sigla). (Problema no encadeamento das discussões) A despeito do ocorrido no início do século XX, no Rio de Janeiro, com a Revolta da Vacina, em que a população se rebelou com a medida, hoje ela está a par de suas vantagens. (Desenvolvimento superficial dos argumentos que sustentam a tese. Desenvolva as discussões com mais clareza)
(Bom uso de conectivos) Além disso, os conhecimentos já obtidos por estudos acadêmicos são benéficos no surgimento de epidemias. Sabe-se hoje muito a cerca acerca do comportamento viral e sua forma de transmissão, bem como de estratégias derivadas deste conhecimento, como o isolamento social e a higienização pessoal, intensificamente abordada por Luiz Henrique Mandetta, presidente do Ministério da Saúde. (Parágrafo com argumento expositivo, pois não apresenta uma reflexão)
(Boa retomada de ideias) Sob tal ótica, é vital priorizar os dados acadêmicos nesse cenário de pandemia. Convém que os Ministérios da Saúde e da Economia evitem, por meio de um projeto de lei enviado à Câmara dos Deputados, o contingenciamento de recursos voltados à produção científica no país (Reformule e desenvolva a proposta de modo detalhado e com clareza). Assim, pretende-se não interromper a elaboração de subsídios para a saúde. Dessa forma, busca-se dar voz à Revolta da Ciência (Boa conclusão). (Apresenta apenas um esboço para a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Desenvolva com mais clareza os argumentos que são selecionados para sustentar a tese. Evite uma argumentação expositiva, pois você tem de apresentar a sua reflexão acerca do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 570 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |