Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 10/04/2020

Status:

Corrigida
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Nos primeiros meses de 2020, um vírus chamado coronavírus, ou covid-19, que teve como ponto de origem da infecção em Wuhan (Vírgula) na China, já se espalhou em praticamente todo o mundo, tornando-se uma pandemia com mais de 1,5 milhões de casos confirmados (Reveja a construção dessa ideia). Caso de alerta mundial e isolamento social, diversos cientistas de diversas universidades ou institutos de pesquisa já iniciaram seus trabalhos, (Sem vírgula) para usarem a ciência a favor da saúde de todas as pessoas. (Desenvolva as discussões iniciais com clareza. Formule a tese)

A ciência além de buscar somente respostas, faz com que novas perguntas sejam levantadas para o benefício de causas urgentes. Em pleno período festivo de carnaval, um grupo formado de pesquisadores brasileiros (Vírgula) juntamente com a Universidade de Oxford, conseguiram em 48 horas sequenciar o genoma do covid-19 do primeiro caso da América Latina. A sequenciação é muito importante, pois é possível identificar a origem do vírus e se sofreu mutações. Neste período a ciência foi utilizada para fins de respostas e um grande passo para a descoberta futura de uma vacina. (Predominância de uma argumentação expositiva. Reformule as discussões)

A divulgação de medicamentos (Vírgula) como a cloroquina e a hidroxicloroquina para o tratamento do novo coronavírus, fez com que muitas pessoas fossem para as farmácias do Brasil comprá-los. Isto partiu de um resultado preliminar de um estudo feito por cientistas, inserido em um artigo, em busca de soluções na luta contra a pandemia do novo coronavírus. O uso dos medicamentos não é de maneira conclusiva para o combate ao vírus, (Bom uso de conectivo) portanto métodos científicos não concluídos inteiramente foram adotados por pessoas de forma insegura, contra prescrição médica (Vírgula) e também colocando (Evite o gerundismo) a saúde em risco. O máximo a se fazer é a espera por novos resultados de estudos feitos em laboratório e as prevenções caseiras indicadas pela OMS (Desenvolva a sigla) e Ministério da Saúde. (As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto)

Com todos os fatos referentes a nova pandemia, são muitos os investimentos em ciência e tecnologia que devem ser realizados pelo Governo Federal (Vírgula) juntamente com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; para a permanência dos avanços na descoberta do tratamento consciente para o coronavírus em território brasileiro (A proposta precisa estar mais detalhada). (Frases fragmentadas)Também na conscientização das pessoas, (Melhore o encadeamento das ideias) que existem as fake news e que devem ser evitadas, pois, resultam em práticas errôneas e o medo.

Comentários do corretor


É preciso apresentar a tese e aprofundá-la no desenvolvimento. Evite uma discussão. Elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200