A ciência é importante no combate das epidemias? - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 03/04/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A partir da Revolução Técno-Científico-Informacional passou a existir novas tecnologias (Melhore a construção dessa ideia), como instrumentos de pesquisa que proporcionaram o avanço científico. Dessa maneira, novos métodos foram implantados, como o sequenciamento de vírus, a fim de desenvolver vacinas para ajudar a população. De certo que, agora, está ocorrendo uma pandemia chamada coronavírus, entretanto, com a evolução da ciência na contemporaneidade há um maior preparo em lidar com essa situação (Boa elaboração da tese).

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, a ciência é necessária, pois faz análises, pesquisas e traz uma solução, a partir de experimentos, por exemplo, na Segunda Guerra Mundial, onde  (Reveja pronomes relativos) Hitler, o líder nazista, fez diversas experimentações com Judeus acabou descobrindo muito sobre a humanidade (Melhore o encadeamento das discussões), como a temperatura corporal. Além disso, há o período renascentista que também ocorre revelações sobre a raça humana, porque, nesse momento, houve muita pesquisa sobre órgãos humanos e outras partes internas. Em suma, a ciência revela muito sobre os Homos Sapiens (Vírgula) e graças a isto puderam combater muitas pandemias em tempos passados. (Reelabore as discussões e retome os argumento de modo mais objetivo, e claro, para o leitor do seu texto)

É importante ressaltar que a raça humana já enfrentou diversas pandemias, como peste negra, varíola, gripe suína, entre outras. Dessa forma, com o COVID-19, o mundo está mais preparado, como prova disso temos (Evite ideia de primeira pesso) o sequenciamento do vírus (O texto tem que desenvolver essa discussão, pois é uma informação "menos próxima" da realidade de muitos) em apenas 48 horas ocorrido no Brasil. De fato, com a evolução científica temos (Evite ideia de primeira pessoa) muitos meios de combater essa doença, através de medicamentos, como o coquetel para HIV (Desenvolva a sigla) usado em Wuhan (Vírgula) que conseguiu “curar” alguns idosos, no entanto é necessário que a população faça sua parte se higienizando (Evite o gerundismo), possuindo (Evite o gerundismo) contato reduzido com pessoas, entre outros modos. 

Em síntese, a ciência é sim importante para combater pandemias como o coronavírus. Sem dúvida, cabe ao Ministério da Saúde investir na medicina (A proposta tem que ser mais detalhada), pois o Brasil apenas importa medicamentos (Reveja essa discussão), já que não é possível fazê-lo no país por falta de infraestrutura (Reveja essa informação), assim, com o investimento conseguirá exportar melhorando (Evite o gerundismo) sua economia e ajudando (Evite o gerundismo) o povo. Ademais, a população deve conscientizar-se fazendo (Evite o gerundismo) a sua parte, a fim de não aumentar a contaminação. 

Comentários do corretor


Senti falta de um projeto de texto para o desenvolvimento dos argumentos. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200