A ciência é um meio inovador e eficaz para descobrir novas doenças, (como o coronavírus que prejudica milhões de pessoas), (Aqui não há necessidade de um aposto) e deter para preservar a qualidade de vida dos indivíduos (Desenvolva essa ideia com mais clareza). Em 1928, (Sem vírgula) foi descoberta a penicilina, (Sem vírgula) pelo médico escocês Alexander Fleming. Entretanto, somente durante a Segunda Guerra Mundial, esta substância foi produzida em larga escala, salvando (Evite o gerundismo) milhares de vidas. De forma análoga, no Brasil, a propagação de novos métodos é escassa, a falta de investimentos em pesquisas compromete o avanço científico no país (Elaboração da tese está boa). É necessário destacar os benefícios e o impacto da ciência na sociedade. (As discussões iniciais precisam estar com um encadeamento, de modo a deixar claro a discussão e a sua tese)
(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, é importante ressaltar o papel da ciência como difusora de novas descobertas que favorecem a população. Atualmente, o coronavírus é uma doença que ainda não existe vacina (Melhore a construção de sentido), (Reveja qual é a pontuação mais adequado para encadear melhor as discussões) com base nisso, cientistas do mundo inteiro entram em uma corrida para descobrir uma cura e controlar o número de casos e mortes (Abordagem muito geral), por isso, é essencial o uso de técnicas científicas para deter o vírus e proteger os cidadãos. (É preciso aprofundar a reflexão e argumentação da sua tese. Evite argumentos limitados)
(Bom uso de elementos coesivos) Contudo, no contexto social brasileiro, as instituições de pesquisa e universidades estão com pouco recursos e há poucos investimentos, fruto da gestão irregular e vulnerabilidade governamental (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida nesse parágrafo).. (Uso equivocado da pontuação) Segundo o Filósofo Thomas Hobbes, o Estado deveria ser a instituição fundamental para regular as relações humanas, tendo como responsabilidade oferecer serviços sociais para as pessoas. Portanto, é dever do estado se comprometer e assumir as despesas, (Sem vírgula) para garantir uma democratização do acesso a novos insumos na área da saúde, a ponto de propor investimentos de inovação tecnológica que beneficiam os institutos e universidades a frente dessas pesquisas e beneficiar a população. (Evite uma argumentação expositiva. Articule mais o argumento apresentado no primeiro período)
(Bom uso de elementos coesivos) Por conseguinte, para que haja uma maior disponibilidade de recursos à saúde e impulsionar o desenvolvimento científico, o Ministério da Economia (Vírgula) juntamente com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, deve implementar novos investimentos (Especifique quais) em polos de pesquisa, a fim de potencializar o país. Ademais o Governo (Vírgula) juntamente com as secretarias estaduais, aumentar (Melhore a construção de sentido) a renda dos bolsistas das universidades para produzir novos insumos e disponibilizar a projetos sociais como o SUS (Desenvolva a sigla), com o intuito de elevar a qualidade de vida e bem-estar de todos. (A proposta de intervenção precisa estar mais detalhada)
Comentários do corretor
As discussões estão de acordo com a tese, no entanto precisam ser mais articuladas para evitar uma argumentação expositiva. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |