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Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 03/04/2020

Status:

Corrigida
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O investimento na ciência e fundamental no combate de vírus e bactéria, sendo uma fonte de resposta do mundo (Melhore o desenvolvimento dessa ideia). Forma vale salientar (Problemas na construção de sentido) que a ciência está contida no âmbito social, no entanto o Brasil não procura investir em pesquisa ciando  (Vírgula) criando (Evite o gerundismo) um ponto negativo frente ao surgimento de uma pandemia. (Desenvolva as discussões iniciais e a tese com clareza)

O trabalho dos cientistas é grande e detalhado, o qual consiste em várias etapas do método cientifico (Melhore a construção dessa ideia). No Brasil existem grandes pesquisadores, porém falta a iniciativa e o investimento por parte do governo federal (Ideia taxativa.  Reformule-a), exemplo disso está sendo a luta frequente para enfrentar o covid-19, no entanto,vale destacar a efetividade e rapidez em que um cientista brasileiro conseguiu sequenciar o vírus em apenas dois dias (Melhore a relação de ideias), contudo muita das vezes os trabalhos dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade) não são reconhecidos.

Além disso (Bom uso de conectivos), vale salientar que o Brasil possui uma imensa biodiversidade em toda sua extensão (Vírgula) sendo uma das mais importante do mundo, que é a Amazônia, (Uso equivocado da pontuação) Alguns cientistas predizem que ela contém a resposta para todos os problemas, (Uso equivocado da pontuação. Reveja de que modo esse parágrafo se relacione com o tema proposto e com as ideias anteriores)

Portanto (Bom uso de conectivo) para enfrentar uma pandemia deve-se investir em pesquisa, está  estar preparado e desenvolvido para que o tempo de resposta possa ser rápido (Vírgula) resultando (Evite o gerundismo) a cura. Primeiramente o governo federal deve investir financeiramente (Esse item da proposta de intervenção precisa ser desenvolvido com mais clareza), gerando (Evite o gerundismo) estrutura adequada para o fundo de pesquisa brasileira, as escolas como fonte de inspiração devem incentivarem  incentivar os alunos e mostrar como é um trabalho cientifico (Proposta superficial), além disso as mídias (Vírgula) com o apoio do governo (Vírgula) devem divulgar o trabalho realizado para o conhecimento de toda a população. 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com um planejamento de texto acerca do tema proposto, de modo a evitar discussões superficiais e um possível tangenciamento. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200