A obra cinematográfica "Epidemia" retrata a probabilidade de uma pandemia ocorrer, assim como as ações necessárias para o controle de uma enfermidade. No filme, o isolamento da cidade e a ação dos órgãos da saúde foram cruciais para evitar a disseminação da doença (Boa contextualização). (Relacione de maneira mais clara essa ideia com a do período anterior) Nesse contexto, destaca-se a importância da ciência para a manutenção da saúde humana. No entanto, há diversos obstáculos (Especifique) que impedem a eficácia de ações científicas preventivas para com possíveis pandemias globais (Melhore a construção dessa ideia), pois as mortes diárias por Covid-19 superaram as da tuberculose no mundo (A tese não está clara). Com isso, faz-se necessária uma intervenção que busque maior vigilância no trânsito de pessoas, cada dia mais facilitado, entre continentes (Vírgula) e maior investimento da União para com medidas rápidas de ação com relação a erradicação de vírus letais a sociedade (Boa! Já dá indicíos de uma proposta de intervenção). (As discussões precisam ser delimitadas e a proposta de intervenção precisa ser desenvolvida com clareza)
Em primeiro plano (Boa estratégia coesiva), evidencia-se, por parte do Estado, a ausência do fornecimento de capital (Essa discussão está muito taxativa) na Ciência para com estudos biológicos de rápida resposta à epidemias. Essa lógica é comprovada pelo papel passivo da União na administração do país. Tal poder ignora ações (Especifique) que poderiam eliminar maiores chances de doenças se desenvolverem dentro de um país, como a provisão de maiores verbas para câmpus de estudos biológicos e passe livre para médicos sem fronteiras circularem entre países em períodos de quarentena mundial (Reveja essa discussão), visto que são cruciais para o resgate da vida de muitos cidadãos pelo globo terrestre. É inadmissível a negligência para com o fornecimento de suprimentos para profissionais da saúde (Cuidado com a subjetividade).
Além disso (Bom uso de conectivo), a livre circulação de pessoas, providenciado pela globalização, pode gerar aumento na probabilidade de doenças serem transportadas de um país para outro.Em 1918, após o final da Primeira Guerra Mundial, a Gripe Espanhola difundiu-se e matou mais de 20 milhões de pessoas. O transporte de tropas no fim da guerra colaborou para a propagação da doença em vários continentes e países. Desse modo, pequenos postos de saúde em aeroportos com exames rápidos toxicológicos e vigilância (Vírgula) no que tange aos imigrantes de países com histórico de epidemias (Vírgula) pode eliminar chances de maiores surtos globais de doenças, como o coronavírus. (Observe a relação que as ideias apresentadas nesse parágrafo apresenta com o tema. Reformule e desenvolva as discussões)
Infere-se, portanto, (Redundância) a necessidade de leis com validade mundial para a livre circulação de médicos em períodos de quarentena globais, pois são essenciais para com a contenção de qualquer epidemia (Reveja essa discussão). Maiores investimentos devem ser direcionados para campus de estudos científicos (Esse elemento da proposta de intervenção precisa estar mais detalhado), visto que o aprimoramento do conhecimento é letal para deter futuros surtos mundiais de vírus . Como afirmou Nelson Mandela:"A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo". (Retome de maneira mais clara a proposta inicial apresentada no parágrafo de introdução)
Comentários do corretor
Senti falta de um planejamento de texto para melhor desenvolver as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |