Coronavírus: a realidade superou a ficção. O mundo inteiro procura a cura, quem salvará a humanidade. Esse vírus é rápido, contagiante e mortal. A única maneira eficaz de se proteger é ficar em casa com um rígido controle de limpeza e total isolamento social. Mais de um milhão de infectados no planeta. Uma guerra foi declarada, o inimigo desconhecido, invisível, ágil e letal. No comando, os cientistas, os médicos, os enfermeiros e os governantes. Os guerreiros serão todos. Humanos e desumanos presos a mesma corrente de salvação. (Ideias fragmentadas que não contextualiza o tema proposto. Reveja elementos coesivos para melhorar a construção de sentido. Formule a tese)
(Estabeleça coesão entre os parágrafos) Desumanos, pois mesmo com esse imenso caos de epidemia. (Ideias fragmentadas) Grandes nações chorando seus mortos. (Ideias fragmentadas) China, Itália, Espanha, França, Reino Unido e Estados Unidos têm os maiores números de mortos. Tem gente que acha que é só uma gripezinha, (Sem vírgula) e que cura, (Sem vírgula) com suco de laranja e canja de galinha (Melhorar a compreensão da estrutura do texto). Só que não é gripe, é pneumonia e pode matar bem depressa como um choque elétrico (Reveja a ideia apresentada). Não se pode fazer pouco caso dessa que já é considerada a terceira guerra mundial (Vírgula) só que todos são aliados contra o mesmo inimigo. (Ideias fragmentadas)O Covid 19. (Não compreende a estrutura do texto e não apresenta argumentos para sustentar a tese, a qual precisa ser formulada no parágrafo de introdução)
.
Não existe a cura ainda, mas, (Vírgula) graças à ciência há prevenção o isolamento social é tudo de mais eficaz que se tem sabido para combater com segurança esse vírus que não respeita fronteiras, idades, cor, raças nem religiões. (Melhore a construção de sentido) Mas, (Sem vírgula) ataca mais severamente as pessoas maiores de 60 anos. Somos (Evite ideia de primeira pessoa) todos agentes biólogos involuntários sem querer podemos contaminar outras pessoas, e elas podem não ter a mesma força para se livra da contaminação e morrer. Não podemos nem devemos de maneira nenhuma brincar com a nossa vida e nem com a vida do outro, É de fundamental importância o cuidado. (Não compreende a estrutura argumentativa do texto)
Nesse momento de catástrofe universal, a Organização Mundial da Saúde, (Sem vírgula) ( OMS), órgão que promove o desenvolvimento da saúde no mundo (Ideia incompleta. Reformule). O presidente da OMS, O Dr. Tedros Adhanom, fala todos os dias nas redes de Tvs abertas mundiais, que sem o isolamento social não será possível evitar o crescimento exponencial das mortes no planeta. Os cientistas estão lutando sem parar, os médicos cuidando e a humanidade só precisa se consciencializar e colaborar. Nesse momento o local mais seguro do mundo é a nossa (Evite ideia de primeira pessoa) casa. Nesse momento a ciência é o farol. (Ideias fragmentadas) E só todos juntos ajudaram ajudarão o farol brilhar para todos! Fiat Lux (Falha na contextualização. Não apresenta tese relacionada ao tema).
Comentários do corretor
É preciso apresentar os argumentos que sustentem a tese (a qual deve ser apresentada no parágrafo de introdução). Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |