Coranavírus: "A importância da Ciência para a Sociedade" - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 02/04/2020

Status:

Corrigida
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“Um país soberano precisa ter instituições de pesquisa fortes e valorizadas” (Vírgula) segundo a professora e pesquisadora da faculdade de saúde pública da USP (Desenvolva a sigla), Deisy Ventura. Diante da situação pela qual o Brasil e vários países do planeta estão passando (Pandemia pelo coronavírus) é urgente reavaliar os valores atribuídos à ciência/cientistas na condição de combatentes de tão grande flagelo. Numa análise superficial, identifica-se, (Sem vírgula) que na história da humanidade , (Sem vírgula) as populações brasileira e de vários países do mundo já foram assoladas por pandemias desta natureza, porém, cada uma delas com consequência e efeitos diferentes em cada sociedade. Podemos (Evite ideia de primeira pessoa) citar como exemplo: gripe espanhola em 1918 (Vírgula) cujo efeito devastador ceifou a vida de aproximadamente 50 milhões de pessoas em todo o planeta (Vírgula) e também do presidente da República brasileira reeleito, Rodrigues Alves , que faleceu decorrente da contaminação. (Apresenta as discussões referente ao tema, no entanto apresenta argumentos que devem ser elaborados no desenvolvimento, não na introduação. Reestruture as discussões iniciais e apresente a tese com clareza)

Vale ressaltar que também passamos (Evite ideia de primeira pessoa) pela contaminação do vírus A H1N1 (Vírgula) em 2009 (Vírgula) e que apesar de muitas pessoas terem morrido vítimas dele aqui no Brasil (Vírgula) não foi tão devastador o seu resultado, posto que a ciência já estava analisando os seus efeitos com o fito de criação de vacinas desde o ano de 2006. (Abordagem superficial. Delimite ideias que possam justificar a sua tese)

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é notório que a ciência figura como grande aliada ao combate de crises de saúde pública , visto que os estudos e pesquisas estão sendo realizados ao longo de décadas e até de séculos (Reforço desnecessário) para em momento como estes serem aplicados na criação de remédios e vacinas que possam neutralizar os efeitos da contaminação (Vírgula) e evitando (Evite o gerundismo) assim a morte de milhares de pessoas. (Evite períodos longos, pois prejudica a construção de sentido. Abordagem limitada)

Não é possível combater de maneira eficiente e eficaz o desconhecido, ou seja, se a ciência obtiver investimentos prévios, antes do problema acontecer, para que possa buscar a cura de determinados males ainda não manifestados nas sociedades, certamente , no momento da necessidade, como o que estamos (Evite ideia de primeira pessoa) passando na atualidade, ela obterá maiores e melhores resultados nas suas buscas de combater o inimigo (Evite períodos longos. Apresente a proposta de intervenção de modo claro, coerente e coeso). Sendo assim, é necessário que Governo e Sociedade se em conjunto (Reelabore) revejam em qual patamar de importância ficará situada a área da ciência e da sua atuação no combate aos males que poderão dizimar grande parte da humanidade. (Apresenta a proposta de intervenção de modo superficial. Reformule)

Comentários do corretor


É preciso selecionar argumentos que reforcem a sua tese. Evite uma abordagem expositiva. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200