Com frequência comenta-se o quão importante a ciência é, ainda mais diante de uma epidemia, que só pode ser enfrentada por meio do conhecimento adquirido pelos cientistas. Com base nisso (Vírgula) é de grande relevância a colaboração da sociedade quanto ao respeito das regras impostas (Especifique), além do rápido desenvolvimento de uma solução através dos estudos e análises dos cientistas. (Melhore a relação de sentido entre as ideias apresentadas para que a sua tese fique clara)
Gradativamente (Vírgula) ao longo da história da humanidade(Vírgula) a ciência adquiriu grandes feitos, desde os alquimistas aos renomados cientistas da sociedade contemporânea. Tal avanço proporcionou a erradicação de inúmeras doenças (Especifique), mesmo após epidemias como o H1N1 em 2009, que foi responsável por milhões de mortes. Além disso, desenvolveu-se mecanismos capazes de controlar outras doenças nas quais ainda não descobriu-se a cura (Ideia vaga. Precisa ser mais articulada para evidenciar o seu ponto de vista).
(Bom recurso argumentativo) Como Jean Piaget disse : " o principal objetivo da educação e criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram".Tendo isso em vista, foi de grande importância a globalização, (Sem vírgula) devido ao seu fenômeno de "encurtamento de distâncias" que facilitou a comunicação entre os países. Com isso, foi possível evitar o rápido contágio do covid-19 (Especifique de que maneira. Desenvolva essa ideia). Assim, logo depois da contenção é possível trabalhar em uma possível cura ou tratamento. (É preciso argumentar mais para deixar o seu ponto de vista evidente)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é mister que o estado tome providências para superar o avanço do contágio do coronavírus. Para a conscientização da sociedade brasileira (Vírgula) a respeito do problema, é preciso a transmissão da atual situação do Brasil para que (Vírgula) assim, todos respeitem as ordens impostas (De que maneira isso é possível? Desenvolva os elementos da proposta de intervenção com clareza).Portanto, só assim será possível a realização da produção de uma possível vacina ou caso contrário algum tratamento.
Comentários do corretor
As ideias são pertinentes ao tema, no entanto o seu ponto de vista precisa estar claro. Além disso, os elementos da proposta de intervenção para a sua tese devem ser desenvolvidos de modo detalhado. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |