Como a história nos salvará? - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 02/04/2020

Status:

Corrigida
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Mesmo considerando (Evite o gerundismo) que um vírus e uma bactéria são objetos de análise distintos, a peste bubônica e o Covid-19 têm sua origem (provável no caso da primeira doença) na China, cuja difusão deu-se por meio de viajantes, causando (Evite o gerundismo) mortes e usando (Evite o gerundismo) o isolamento social como forma de prevenção. A peste negra matou ao menos um terço da população europeia que, devido à infraestrutura sanitária e o nível de conhecimento médico, tardou compreender os mecanismos de atuação da bactéria. A história nos (Evite ideia de primeira pessoa) mostra, portanto, o quão importante é destinar recursos para a manutenção da saúde pública, desde pesquisas até medidas de saneamento básico. E o Brasil “deixa a desejar” em ambos os campos. (Apresente a tese)

Em princípio, os nossos (Evite ideia de primeira pessoa) pesquisadores são alunos ou professores universitários. Eles tem  têm de lidar com a falta de matéria-prima, de equipamentos de laboratório e de outros itens necessários, que tardam suas investigações (Argumentação expositiva. Articule esse fato). Essa escassez ocorre por não existir produção nacional de tais insumos e nem verba para importação. Mesmo dentro de tais adversidades, o que se percebe é um empenho acadêmico que surpreende ao sequenciar o DNA do Coronavírus em 48 horas (Reveja esse tipo de construção), superando (Evite o gerundismo) o tempo de sequenciamento gasto por outros países, que possuem mais recursos. 

Outrossim (Bom uso de conectivos), a população, em geral a periférica, sofre com os cortes de verba pública tal qual, ou mais, que nossos (Evite ideia de primeira pessoa) pesquisadores (Reveja a relação dessa ideia com o tema proposto). A falta de esgoto canalizado agrava o combate a diversas doenças. (Melhore o encadeamento das discussões) Retomando (Evite o gerundismo) a peste negra, sabe-se que ratos e pulgas disseminaram a bactéria, cuja transmissão humano-humano se dá após a infecção. Ora, pulgas e ratos não são comuns em casas construídas adequadamente e, principalmente, com um entorno salubre. Sem obras voltadas para a saúde pública, o trabalho dos médicos e pesquisadores se torna ainda maior, pois eles têm de levar em consideração a cura de pessoas que vivem em ambientes propícios ao surgimento e manutenção das doenças, inclusive as advindas de terras estrangeiras, tais quais a peste bubônica e o Covid-19.  (Reestruture as discussões apresentadas e desenvolva as ideias de acordo com o tema)

A redução de verbas públicos para saúde e educação são tão prejudiciais quanto a falta de higiene do período medieval. Faz-se necessário, portanto, que o governo federal aumente a verba da educação e da saúde em tempos de pandemia. O repasse maior deve ser aplicado ao saneamento básico e ao fomento de pesquisas médicas e biológicas, aumentando (Evite o gerundismo) os resultados das pesquisas e diminuindo (Evite o gerundismo) as áreas de risco de propagação de endemias. Assim, nossas (Evite ideia de primeira pessoa) pandemias penderão ao distanciamento do desastre ocorrido na idade média com a peste negra. (Reelabore e desenvolva a proposta de intervenção que esteja relacionada ao tema proposto)

Comentários do corretor


Desenvolva as discussões de acordo com o tema apresentado, de modo a evitar o tangenciamento. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200