A pandemia do coronavírus vem assolando os diversos países do mundo, o Brasil é um exemplo deles. O primeiro caso de um infectado foi detectado na China, e logo se espalhou pelos continentes, pois ele é de fácil e rápida propagação. (Desenvolva as discussões iniciais de acordo com a estrutura do texto. Apresente a tese)
Os cientistas tem têm um papel importantíssimo no combate desse vírus, porque é só através da ciência que se pode pôr fim nele (Desenvolva mais essa discussão). Os estudiosos vêm cada vez mais tentando (Evite o gerundismo) entender a Covid-19 e criar uma vacina contra ele,como os do setor de imunologia do Incor. (Não defende o ponto de vista. Reestruture as discussões)
Está havendo (Evite o gerundismo) a corrida (Vírgula) e até mesmo a união entre os países, para tentar encontrar uma cura, pois o vírus atinge uma esfera global, trazendo (Evite o gerundismo) impactos tanto para a saúde das pessoas, como para a economia. Então nasce dessa forma (Reelabore) um interesse geral na batalha contra a Covid-19. Alguns cientistas da área da robótica dos EUA, Japão e china dizem que robôs podem ajudar nesse processo, evitando (Evite o gerundismo) que haja o contato e assim a proliferação. Está tendo um grande esforço por parte deles para amenizar e combater. (Argumentação expositiva)
É crucial nesse momento que haja um apoio tanto por parte do governo (financiando e dando os materiais necessários), quanto por parte das pessoas( apoiando e respeitando a quarentena) à esses heróis (Construção clichê), que são os cientistas. (Desenvolva o parágrafo de conclusão e apresente a proposta de intervenção detalhada)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto e o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |