Corona Vírus: a necessidade de cooperação entre ciência e sociedade - Banco de redações


Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 02/04/2020

Status:

Corrigida
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É possível afirmar que, (Sem vírgula) a pandemia do corona vírus coronavírus 2019 já causou danos incalculáveis às nações de todo o globo, incluindo o Brasil. A exemplo da covid 19, muitas doença infecciosas já assolaram a humanidade ao longo da história (Vírgula) e , (Sem vírgula) o desenvolvimento do conhecimento e das pesquisas científicas se tornaram grandes aliados da espécie humana na compreensão , combate e prevenção destas moléstias. (Melhore a contextualização do tema e desenvolva a tese com clareza)

Pelos séculos, a história humana foi marcada por notáveis eventos de contágio em massa provocados por infecções. Um dos exemplos mais devastadores foi a Peste Bubônica, pandemia que assolou a Europa medieval, causada pela ação de uma espécie de bactéria, (Sem vírgula) que deixou milhares de mortos. Outro episódio, ocorrido também na Europa, foi o surto de Cólera, doença contraída principalmente pela ingestão de água contaminada por um tipo de protozoário que causa desidratação intensa. A peste bubônica foi marcada pelo total desconhecimento da causa da doença que gerava apenas interpretações religiosas à cerca acerca da situação, mas, por outro lado, a cólera foi um episódio muito importante onde (Reveja pronomes relativos), pela primeira vez ocorreu um estudo científico baseado no mapeamento dos casos da doença, o que levou à descoberta de como a doença se disseminava. (Argumentação expositiva. É preciso evidenciar mais o seu ponto de vista acerca do tema)

É perceptível que a ação baseada em estudos e métodos científicos é fundamental para que a humanidade lide de maneira mais eficaz com casos semelhantes à covid 19. Enquanto a falta de conhecimento humano provoca o preconceito acerca das doenças (Vírgula) como exclusão de doentes do convívio social e crenças sem nenhum efeito efetivo, muitas vezes de base religiosa (Cuidado com esse tipo de discussão), como os fatos históricos descritos em textos bíblicos que retratam leprosos sendo colocados à margem da sociedade, a evolução tecnológica e o avanço do conhecimento técnico ajudam no combate à disseminação das pandemias e reduz o número de vítimas, através do esclarecimento sobre o tema, como retrata o exemplo do pioneirismo científico no estudo do mapeamento da cólera (Vírgula) que foi capaz de rastrear o ponto de contágio da doença. (Delimite as discussões)

Portanto (Bom uso de elemento coesivo), a falta de investimentos na área de pesquisas biomédicas (Reveja essa ideia), associado ao desconhecimento da população acerca do assunto da pandemia são problemas que precisam de ação concreta do governo Federal. Em discurso na Acembléia  Assembleia Geral da ONU (Desenvolva a sigla), em 2013, o então presidente (Evite esse tipo de construção) dos Estados Unidos Barack Obama expressou a ideia de que o futuro não é algo fora de controle, mas algo que podemos (Evite ideia de primeira pessoa) mudar para melhor por meio de um esforço combinado e coletivo. Nesse sentido, para que o covid 19 possa ser combatido com eficiência, o Estado deve mobilizar os meios de comunicação e fazer uso das redes sociais para tornar a população esclarecida e consciente sobre a situação da doença e os métodos de prevenção do contágio, a exemplo das campanhas de combate à dengue, vinculadas de maneira ostensiva no Brasil (Delimite esse elemento da proposta). Além disso, também é de responsabilidade do Estado estabelecer uma ação conjunta com os núcleos de pesquisas das universidades, com o intuito de gerar um ambiente propício (Vírgula) no sentido econômico e estrutural, para a realização das pesquisas, aplicando (Evite o gerundismo) investimentos na área de educação acadêmicas. Assim, pode-se vencer até a pior das doenças (Vírgula) conhecida como ignorância. (Reelabore as discussões e delimite a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Elabore um projeto de texto que delimite os argumentos que possam evidenciar o seu ponto de vista. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200